Judô Sub-18: Vascaínos são convocados para o Brasileiro
O primeiro dia de Campeonato Carioca na Arena da Juventude teve como ápice as disputas do Sub-18, que valeram pontos para o ranking nacional e definiram a seleção do Judô Rio para o Campeonato Brasileiro da classe. Ganhando 17 medalhas (6 ouros, 5 pratas e 6 bronzes), o Judô Comunitário Instituto Reação foi o grande vencedor do Sub-18 no Campeonato Carioca e colocou 8 integrantes na seleção do Judô Rio da classe, com destaque para a peso Pesado (+70Kg) Ana Soares, recém-chegada de um período de treinos e competições na República Tcheca:
“Estou muito orgulhosa pelo meu desempenho nacionalmente e internacionalmente. Para mim é muito importante poder representar o Rio de Janeiro e fico muito feliz com a oportunidade”, contou a sempre sorridente e enérgica judoca. Tão enérgica que no mesmo dia ainda lutou pelas classes Sênior e Sub-21 e levou, respectivamente, um bronze e um ouro: “A experiência de lutar na classe Sênior tem sido válida demais. Tenho conseguido evoluir bastante e corrigir os meus erros. Nem sempre a gente ganha, mas é uma honra poder subir ao pódio”.
Os convocados para representar o Judô Rio no Campeonato Brasileiro Sub-18, a ser realizado no dia 3 de junho, no Rio de Janeiro, são:
Monique Pereira (40Kg/Umbra-Vasco), Maria Oliveira (44Kg/Budokan), Ana Silva (48Kg/Flamengo), Maria Araújo (52Kg/Jequiá), Victoria Frade (57Kg/Reação), Sara Silva (63Kg/Reação), Julia Mendonça (63Kg/Botafogo), Ana Moreira (70Kg/Reação), Yasmim Oliveira (70Kg/Reação) e Ana Soares (+70Kg/Reação).
Victor Silva (50Kg/Umbra-Vasco), Renzo Machado (55Kg/Reação), Matheus Teixeira (55Kg/Santa Cruz), Vinicius Oliveira (60Kg/Umbra-Vasco), Lucas Costa (60Kg/Reação), Feliphe Nascimento (66Kg/Umbra-Vasco), Pedro Marins (73Kg/Reação), Miguel Almeida (81Kg/Flamengo), Thayllor Alves (90Kg/Flamengo), Hyan Esteves (+90Kg/Zona Oeste).
O Chefe da Delegação Gabriel Cardozo, do Botafogo Judô, está repleto de confiança e boas expectativas não só para o desempenho do Time Judô Rio no Campeonato Brasileiro Sub-18, mas até mesmo para o futuro do Judô nacional:
“O nível técnico da competição Sub-18 aqui no Campeonato Carioca foi excelente. A cada ano que passa o Rio de Janeiro se fortalece cada vez mais nas categorias de base, em especial na Sub-18. Sempre respeitando os nossos adversários, o objetivo para o Campeonato Brasileiro é conquistar o título no masculino e no feminino. No entanto, embora os resultados sejam importantes, a ideia principal na classe Sub-18 é desenvolver o atleta até o seu maior potencial para que ele possa chegar às Olimpíadas. E com certeza temos atletas em nossa equipe com este potencial”.
A programação de sábado na Arena da Juventude também trouxe os embates pelas classes Sênior e Sub-21. Na classe Sênior, o Instituto Reação levou a melhor com 8 ouros, 4 pratas e 11 bronzes, enquanto o Flamengo conquistou a classe Sub-21 com 6 ouros, 2 pratas e 7 bronzes. No somatório das classes, o Instituto Reação terminou o primeiro dia de combates na liderança do quadro geral de medalhas (19 ouros, 17 pratas e 22 bronzes), à frente do Flamengo (13 ouros, 8 pratas e 17 bronzes) e da Umbra-Vasco (8 ouros, 3 pratas e 4 bronzes).
O Campeonato Carioca segue neste domingo, 30 de abril, com as classes Sub-13, Sub-15 e Veteranos. Veja, abaixo, o quadro parcial de medalhas, os resultados individuais e uma galeria de imagens deste sábado na Arena da Juventude.
Fonte: Judô Rio