Outros Esportes

Judô: Rafaela e Luana levam o time Judô Rio ao Mundial

A partir desta quinta-feira, 6 de outubro, até o próximo dia 13, Tashkent será o palco da mais importante competição do calendário do Judô em 2022: o Campeonato Mundial. E como não poderia deixar de ser, o Time Judô Rio marcará presença neste grandioso evento, com Rafaela Silva, do Clube de Regatas do Flamengo, e Luana Carvalho, do Umbra – Clube de Regatas Vasco da Gama, integrantes da seleção brasileira na capital do Uzbequistão. Seleção brasileira que, por sinal, chega à competição com o número máximo de 18 judocas. Ao todo, o Campeonato Mundial receberá 571 atletas de 82 países e 5 continentes, sendo 310 homens e 261 mulheres.

Primeira representante do Time Judô Rio a subir aos tatames uzbeques, Rafaela Silva estreia na categoria Leve (até 57Kg) no sábado, dia 8, contra a anfitriã Nilufar Uzbermaganbetova. Levando em consideração apenas as competições individuais da classe Sênior, esta será a 10ª participação em Mundiais de Rafaela, que já conquistou uma medalha de cada brilho: ouro no Rio de Janeiro, em 2013, prata em Paris, em 2011, e bronze em Tóquio, em 2019:

“Eu acho que não há uma fórmula para ser medalhista mundial, mas é uma competição que você precisa ficar atenta 100%. As chaves são muito cheias e têm atletas muito duras, então cada luta é como se fosse uma final. No Campeonato Mundial, é olhar de tigre o tempo inteiro e uma luta de cada vez. Estou fazendo uma preparação muito boa e me dedicando ao máximo. Com certeza, vocês podem esperar uma Rafaela muito concentrada e agressiva, porque eu estou indo para o Mundial para dar meu máximo”, comentou ao portal da CBJ a campeã olímpica.

Por sua vez, Luana Carvalho, uma década mais jovem que Rafaela Silva, está começando agora sua trajetória em Campeonatos Mundiais da classe Sênior. Aos 20 anos, Luana vai à luta na segunda-feira, 10, iniciando sua jornada na categoria Médio (até 70Kg) diante da francesa Marie Eve Fragahie, atual número 4 do ranking mundial.

As disputas individuais do Campeonato Mundial de Tashkent ocorrem de 6 a 12 de outubro, enquanto o dia 13 está reservado para a competição por equipes mistas. No horário de Brasília, as fases finais terão início sempre às 9h. O Campeonato Mundial terá transmissão ao vivo no Brasil através dos canais de internet canalolimpicodobrasil.com.br (preliminares e finais) e live.ijf.org (preliminares) e, na televisão, pelo sportv (finais).

Fonte: Judô Rio