Outros Esportes

Judô: Luana Carvalho participa do Gran Prix a partir desta quinta (25)

A Seleção Brasileira de Judô retorna aos tatames do Circuito da Federação Internacional de Judô (FIJ) a partir desta quinta-feira (25) para o inédito Grand Prix da Áustria. O evento é o primeiro após o Campeonato Mundial de Doha e o Brasil será composto por uma delegação de 16 atletas, mesclando nomes que estiveram no Catar, no início de maio, e que já participaram de etapas internacionais este ano.

Mais uma vez, o Time Judô Rio será o que terá o maior número de clubes representados, com seis atletas de três agremiações diferentes. Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação) e Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação) competem já na quinta; na sexta é a vez de Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco); e Giovanna Santos (+78kg/Flamengo), Marcelo Gomes (90kg/Flamengo) e João Cesarino (+100kg/Instituto Reação/FJERJ) fecham a participação dos atletas filiados à FJERJ. O Canal Olímpico do Brasil fará a transmissão ao vivo das finais, enquanto a Judo TV, streaming oficial da IJF, fica com as preliminares.

“Eu me preparei muito para essa competição, assim como me preparo para todas. Estou bem treinada tecnicamente, fisicamente e psicologicamente. Fizemos muitos treinamentos específicos com situações que normalmente acontecem nas minhas lutas, pensando nas principais adversárias. Então, a minha expectativa pra essa competição é muito boa e espero que eu saia daqui com o resultado esperado, levando uma medalha pra casa e pro meu clube, que me deu todo o suporte para chegar muito bem na competição”, contou Jéssica.

“A preparação foi a melhor possível, aproveitando o que já tínhamos feito para o Mundial. Infelizmente, lá acabei não tendo o resultado que eu esperava. Mas nada melhor que uma outra competição para mostrar quão bem eu estou física e psicologicamente para buscar esses pontos importantíssimos na corrida olímpica. Acredito que vai ser uma competição bem dura, mas estou confiante”, disse Cesarino, que acabou recebendo hansokumake na estreia do Mundial. Ele vencia Piter da Silva, de Angola, por um waza-ari quando tentou mais um golpe e, ao tentar defender, o angolano sentiu o joelho. A arbitragem interpretou que o golpe colocou em risco o adversário e eliminou João da competição.

A competição tem expectativa de receber quase 500 judocas de 75 países e, assim como as demais etapas de Grand Prix, distribuirá até 700 pontos (campeões) no ranking mundial. Para a ocasião, a CBJ decidiu dobrar a convocação de atletas nos pesos ligeiro masculino (-60kg) e médio feminino (-70kg), categorias que o Brasil ainda não tem representantes na zona de classificação olímpica.

As disputas do GP da Áustria começam nesta quinta-feira (25) e seguem até sábado (27). O horário das preliminares será definido durante o sorteio do chaveamento, nesta quarta-feira (24), e o bloco final tem horário fixo de início às 12h (horário de Brasília) nos três dias de competição.

PROGRAMAÇÃO GRAND PRIX DA ÁUSTRIA 2023
Quinta-feira (25/05) — F: (-48kg; -52kg; -57kg) e M: (-60kg; -66kg)
Sexta-feira (26/05) — F: (-63kg; -70kg) e M: (-73kg; -81kg)
Sábado (27/05) — F: (-78kg; +78kg) e M: (-90kg; -100kg; +100kg)

Horários:
Preliminares — a definir
Finais — 12h (horário de Brasília)

Transmissão ao vivo:
Preliminares — Judo TV
Finais — Canal Olímpico do Brasil

Confira todos os convocados:

Equipe Feminina
48kg — Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ)
48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau/F.PR.JUDÔ)
52kg — Yasmim Lima (Instituto Reação/FJERJ)
57kg — Jéssica Pereira (Instituto Reação/FJERJ)
63kg — Gabriella Mantena (Minas Tênis Clube/FMJ)
70kg — Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ)
70kg — Luana Carvalho (Umbra-Vasco/FJERJ)
78kg — Beatriz Freitas (E.C. Pinheiros/FPJ)
+78kg — Giovanna Santos (C.R. Flamengo/FJERJ)

Equipe Masculina
60kg — Diego Ismael (Minas Tênis Clube/FMJ)
60kg — Matheus Takaki (Sogipa/FGJ)
66kg — Gabriel Genro (Sogipa/FGJ)
90kg — Giovani Ferreira (E.C. Pinheiros/FPJ)
90kg — Marcelo Gomes (C.R. Flamengo/FJERJ)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)
+100kg — João Cesarino (Instituto Reação/FJERJ)

Fonte: Judô Rio