Jovens valores transformam-se em peças fundamentais para o Vasco
Mais de dez anos se passaram, e novamente o Vasco vê surgir uma geração de jovens jogadores que promete trazer muitas alegrias à torcida cruzmaltina. Quem não se lembra daquele time vascaíno do fim da década de 90, que conquistou vários títulos e revelou meia duzia de craques? Jogadores de outrora, do calibre de Juninho Pernambucano, Pedrinho e Felipe, por exemplo, servem de exemplo para os atuais Alex Teixeira, Carlinhos e Alan Kardec. Ah, e para completar, vale lembrar que Edmundo, que acaba de retornar à Colina, também fez parte daquele Vasco vencedor.
Para ser mais preciso, a equipe multicampeã começou a dar frutos em 1997. No mesmo ano, aliás, já faturou o título do Campeonato Brasileiro, o terceiro de sua história, tendo o Animal como artilheiro, com 29 gols, um recorde na época. No ano seguinte, a superação. O Vasco desbancou os rivais brasileiros e sul-americanos e levantou a taça da Copa Libertadores.
Para refrescar a memória, além dos já citados Edmundo, Juninho Pernambucano, Pedrinho e Felipe, o time da Colina dispunha da segurança do goleiro Carlos Germano, da experiência dos veteranos Mauro Galvão e Válber, o faro de gol do artilheiro Evair e o comando do técnico Antônio Lopes. Juntando tudo isso, o Vasco se tornou, por alguns anos, favorito em todas as competições que participava e o time a ser batido por todos os adversários.
Porém, foi inevitável a saída de alguns jogadores, devido, é claro, ao sucesso e à notoriedade internacional que o Vasco alcançou. Juninho Pernabucano, Pedrinho e Felipe, no entanto, remanescentes da equipe, ainda conquistaram o tetracampeontato Brasileiro em 2000, já com a companhia de Romário na equipe.
Depois da volta ao passado, retornemos ao ano atual. Edmundo está de volta à Colina e já declarou ter sentido o mesmo clima daqueles tempos gloriosos. Com a companhia de outros jogadores experientes como Beto, Jonílson e Leandro Bonfim, além do técnico-jogador Romário, o Animal pretende mais uma vez aproveitar a qualidade dos jovens que vêm se destacando nas categorias de base e que até já ganharam chance na equipe profissional. Aos 36 anos, Edmundo ainda tem gana por títulos e, auxiliado por Romário, com 41, que dispensa comentários no que se diz respeito aos títulos, espera rechear ainda mais a pomposa sala de troféus vascaína.
Sendo assim, cabe à nova geração se espelhar no Vasco de outrora. A bola está nos pés de jogadores como Alex Teixeira, Carlinhos e Alan Kardec. Ah, torcedores vascaínos, não se esqueçam também de outras promessas do time de juniores, como Edu, Muniz, William...
Mais lidas
- 3 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 0 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Base: Vasco enfrenta Fluminense hoje (24) na semifinal da Taça Rio
- 2 Vasco não vence o Corinthians em SP há 17 anos
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 0 Vasco publica arte referente ao jogo de hoje (24)
- 0 VascoTV mostra como foi último treino e viagem para São Paulo; vídeo