Jornalistas uruguaios avaliam Pumita Rodríguez: 'Fisicamente impecável'
Perto de ser anunciado pelo Vasco, Pumita Rodríguez chega a São Januário com o respaldo de ter defendido a seleção do Uruguai na Copa do Mundo do Catar. O lateral-direito de 25 anos também vem de sua primeira temporada atuando por um grande clube uruguaio. Ele está pronto para assumir papel no processo de reconstrução do time vascaíno?
A resposta resumida para a pergunta é: sim. Se nos últimos anos o Vasco teve dificuldades para contratar boas opções para as laterais, a SAF chegou para solucionar o problema com investimento. O clube abriu o bolso nas primeiras contratações e vai gastar mais para contar com Pumita - os valores não foram abertos, mas fala-se em mais de R$ 10 milhões.
Ter um jogador que recentemente disputou uma Copa do Mundo agregará qualidade e visibilidade ao clube carioca. O uruguaio é um bom personagem. Além disso, o jogador chega no melhor momento da carreira e após experiência em um gigante do Uruguai. Revelado pelo Danubio, José Rodríguez teve 2022 como temporada mais marcante após 44 jogos pelo Nacional. Ele marcou três gols. No Vasco, o contrato será até 2025.
- Profissional 100%, se cuida muito e vive treinando. Fisicamente impecável - apontou Santiago Bazzi, jornalista uruguaio consultado pelo ge.
A velocidade é um ponto forte do jogador, que tem boas características ofensivas, como destacaram os especialistas do Uruguai. Pumita é considerado um atleta com boa visão de jogo e capricho nos cruzamentos, além de disciplina e mentalidade forte. O que é importante para a pressão que sofrerá no Vasco. Precisa ainda trabalhar o equilíbrio, já que é um lateral que costuma avançar muito e acaba dando espaço para os adversários.
- Creio que está preparado. No Nacional, que é uma das equipes mais exigentes do Uruguai, esteve à altura e teve um ano muito bom, sendo convocado para a Copa do Mundo do Catar - avaliou o jornalista Cristian Panzardo.
A qualidade nos cruzamentos é um ponto importante e que foi frágil no Vasco de 2022. Nesta temporada, o clube terá Pedro Raul na área, centroavante alto e com bom cabeceio, que pode ter a vida facilitada pela precisão de Pumita Rodríguez.
Pumita pode ainda ser utilizado em um esquema com três zagueiros, tendo mais liberdade para sair jogando pelo lado direito. A adaptabilidade do jogador deve favorecê-lo no estilo de jogo de Mauricio Barbieri. O uruguaio deve se juntar ao elenco ainda nesta semana.
A convocação para a Copa foi possível graças ao desempenho no Uruguai, onde atuou ao lado de Luis Suárez na campanha do título do Nacional. Pumita foi titular e peça-chave na conquista. No Campeonato Brasileiro vai reencontrar o colega de clube e de seleção, já que Suárez foi contratado pelo Grêmio. Em 2017, o lateral foi campeão sul-americano sub-20 com o Uruguai.
Veja abaixo o que disseram jornalistas uruguaios sobre Pumita:
Cristian Panzardo - Radio Carve de Montevidéu
"É um jogador de grande ida e volta, com a característica de ser um lateral verdadeiro. Um marcador bom e quando sobe mostra sua grande força, domínio de bola, boa infiltração e uma arma ofensiva constante.
Ele cumpre um papel específico. Essa é a principal característica. O defeito foi não ter uma regularidade que o levou a dar um salto de qualidade. Esse aspecto foi visto recentemente, quando foi ao Racing, da Argentina, e quase não jogou.
Creio que está preparado. No Nacional, que é uma das equipes mais exigentes do Uruguai, esteve à altura e teve um ano muito bom, sendo convocado para a Copa do Mundo do Catar".
Nadia Fumeiro - Tv Tenfield e Canal 12
"José Luis Rodríguez se destacou no Nacional na última temporada, onde foi campeão uruguaio. Foi titular e peça fundamental de sua equipe. Sua posição é lateral-direito, mas também pode atuar como volante pela direita. É um lado que tem muita chegada e costuma fazer muito volume. Acho que o futebol brasileiro pode ser adequado para o jogo dele".
Santiago Bazzi - Radio 1010 AM de Montevidéu
"Pumita está pronto para jogar no Vasco. Suas virtudes: fisicamente impecável, velocidade, bom no um contra um, qualidade nos cruzamentos, transita muito rápido da defesa para o ataque, inteligente, tem personalidade, senso de coletivismo e uma mentalidade muito forte. Tem um jogo muito rápido e é um bom cobrador de laterais. Profissional 100%, se cuida muito e vive treinando.
Seus pontos fracos são o jogo aéreo e a marcação. Não tem tanta intensidade para marcar, é rápido para ocupar espaços, mas se sobe muito pode dar espaço nas costas. Também pode jogar num esquema com três zagueiros, com ele mais aberto pelo lado direito".
Fonte: Globo Esporte