Futebol

Jornalista discorre sobre as últimas grandes revelações do Vasco



Alan Kardec, Alex Teixeira, Phillippe Coutinho, Allan, Souza e Romulo são considerado por grande maioria da torcida os principais jogadores revelados pelo Vasco da Gama nas últimas temporadas. Todos os citados tiveram passagens por Seleções de base, conquistaram títulos nas divisões inferiores e conseguiram obter uma sequência na equipe titular do cruzmaltino. Nenhum deles, porém, se encontra atualmente defendendo as cores do clube de São Januário, fato que é bastante lamentado pelos adeptos cruzmaltinos.

A passagem dos jovens citados pela Colina histórica foi tema do último programa \"Só dá Base\". Na oportunidade, o veículo do grupo \"Só dá Vasco\" entrevistou o jornalista Pedro Venâncio, considerado um dos maiores especialistas em categorias de base. O atual repórter do Correio Braziliense trabalhou durante anos no portal \"Olheiros.net\", que era considerado o maior veículo de informação referente ao futebol amador do país.

Durante sua participação, o profissional fez uma análise individual dos últimos bons jogadores revelados pelo Gigante da Colina. Na opinião de Venâncio, o Vasco lançou Coutinho muito cedo, vendeu Alex Teixeira por um valor muito baixo, não aproveitou bem Alan Kardec, negociou bem Souza e foi muito feliz com a dupla Allan e Romulo.

Confira a análise do jornalista:

Alan Kardec (93 jogos e 24 gols pelo Vasco)

\"Eu admiro bastante o Alan Kardec, mas entendo quem não gosta dele. Ele possui muita personalidade. É um jogador que tem muito a acrescentar a um grupo. Vou ter dar como exemplo o Sul-Americano sub-20 de 2009. Ele era reserva do time e entrou num jogo contra a Argentina. O campo estava muito ruim por conta do temporal e teve um pênalti a favor da Seleção Brasileira. Ninguém queria bater o pênalti, apenas ele. Ele tinha acabado de entrar, pegou a bola, bateu e fez o gol, resolvendo o problema. Você vê que é um tipo de jogador que é importante se ter num grupo. Ele muito mais que um centroavante trombador. Ele bate falta muito bem, sempre fez bem na base do Vasco. É um jogador que sabe tabelar se precisar e que evoluiu bastante nos últimos anos. O Vasco lucrou bastante com ele também. Não dá para dizer que o Alan Kardec deu problema ao Vasco, apenas que ele explodiu menos no Vasco que os outros citados. É um jogador que o Vasco não tratou com o devido carinho, mas que deu retorno ao clube\".

Alex Teixeira (95 jogos e 13 gols pelo Vasco)

\"O Alex Teixeira tomou uma decisão correta. Ele subiu muito cedo como o Phillippe Coutinho, mas ele evoluiu dentro do Vasco. Eu acho que ele teve um desempenho melhor que o Carlos Alberto na Série B de 2009. Ele foi mais importante que o Carlos Alberto na Série B, sobretudo no segundo turno, quando ele ganhou a posição de titular e não saiu mais do time. Ele estava finalizando mais, ele fez o gol do título e decidiu jogos importantes. Ele foi muito importante no título da Série B e acho que ele faria um excelente ano de 2010. Acabaram vendendo ele por conta dos problemas do clube, até entendo, mas acho que o valor que o Vasco pegou com a venda dele foi muito baixo\".

Phillippe Coutinho (44 jogos e 5 gols pelo Vasco)




\"O Coutinho teve uma maturação física muito tardia. Você via que com 16 anos ele não tinha nem pêlo no corpo. Acho que a transferência do Coutinho fez muito para ele, mas pior do que a transferência foi o que o Vasco fez com ele. O Vasco subiu ele para o profissional para colocá-lo para jogar. Aquilo foi muito precipitado, pois ele não tinha maturação física, não tinha chute, a finalização dele era muito fraca. Apesar de ter habilidade, ele não tinha força para dar continuidade as jogadas. Quando ele chegou na Inter acharam que ele estava pronto, o que o fez também ter problemas lá. Não foi fácil a adaptação dele. Agora com 21 anos ele tem conseguido ter uma sequência no Liverpool. Sou muio reticente com o Coutinho por conta do período que ele teve no Vasco. Ele teve muitas chances. Acho que ele foi colocado como salvador da pátria por conta de um Estadual que ele fez em 2010. Acredito, porém, que ele pode ter sim uma carreira boa. Não descarto a presença dele na Copa de 2018. É um jogador importantíssimo e que o futebol brasileiro precisa levar em conta. É mais um da geração 92, que para mim foi a melhor geração dos últimos dez anos. Ela tem Neymar, Bernard, Coutinho, Wellington Nem, Lucas, Dudu, Fernando, Casemiro e muitos jogadores interessantes\".

Allan (100 jogos e 5 gols pelo Vasco)

\"O Allan é um jogador interessante pelo fato de dar várias alternativas táticas para o técnico. Ele pode jogar de volante, de lateral e de meia pela direita. É um jogador muito rápido e que pode até jogar pela esquerda se for necessário. Ele é muito obediente taticamente e teve uma trajetória no Vasco melhor que a do Phillippe Coutinho. Eu acho que em 2009 ele foi melhor que o Coutinho na Série B. Foi fundamental também na campanha do título da Copa do Brasil e na Libertadores de 2012, principalmente no jogo contra o Libertad. É um jogador que reúne habilidade e velocidade. Todo técnico quer um jogador como ele no elenco\".

Souza (65 jogos e 2 gols pelo Vasco)

\"O Souza é muito bom, mas na época ele precisou ser vendido por conta da mesma necessidade financeira. Acredito que o Romulo foi melhor do que ele. A venda do Souza foi importante para dar espaço ao Romulo, que é melhor que o Souza. Na época, pelo menos, era mais responsável que o Souza dentro de campo. Ele era muito indisciplinado taticamente. Hoje com o Luxemburgo e após a passagem pela Europa, o Souza amadureceu e está fazendo um bom Campeonato Brasileiro. É um jogador importante para o Grêmio, mas no momento está fora da realidade financeira do Vasco. O Vasco teve um retorno financeiro com ele. Se fala muito na base que o jogador precisa dar retorno financeiro ou retorno esportivo. Com o Souza o Vasco teve um retorno financeiro\".

Romulo (106 jogos e 8 gols pelo Vasco)

\"O Romulo foi revelado no Porto de Caruaru e chegou a jogar no profissional do time pernambucano. Ele foi um jogador importante para o Vasco na conquista da Copa do Brasil. Com a saída do Romulo as coisas começaram a degringolar no Vasco\".

Fonte: -