Futebol

Jorginho fala da ousadia nas mudanças durante Vasco x Criciúma

Elogios aos reservas

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

"A gente foi bem ousado nas mudanças". Dessa maneira Jorginho definiu as substituições para o segundo tempo. O treinador explicou uma a uma as mudanças na coletiva de imprensa. Primeiro, tratou da dificuldade do Vasco contra o esquema tático do Criciúma.

- Primeiro procuramos organizar a equipe de forma que a gente pudesse superar o 4-3-3 deles na marcação. Eles estavam muito aplicados, é um time muito bem treinado pelo (Claudio) Tencadi. Estava fazendo com que nossos laterais recebessem o primeiro passe, mas eles tinham dificuldade no domínio orientado, como a gente diz, o domínio para frente, para facilitar. Acabamos tomando o gol num lance que a gente observou o Criciúma trabalhar essa bola, num cruzamento na área, a gente precisava ser mais efetivo na marcação, principalmente nas jogadas laterais do Criciúma. A gente melhorou nisso no segundo tempo - avaliou Jorginho.

O treinador revelou que saiu para o intervalo já engatilhando uma das mudanças, a saída de Yuri Lara para a entrada do chileno Palacios, que foi muito elogiado por Jorginho.

- Conversamos com os atletas em relação aquilo que eles têm feito, aquilo que eles não têm desistido. Lembrei do jogo contra o Operário, quando tivemos virada fantástica. E esse seria uma grande oportunidade dentro da nossa casa, que a gente precisava ter equilíbrio emocional muito grande. Falei isso antes do jogo. Falei no intervalo. E a gente fica realmente muito feliz por ter acontecido. Os jogadores que entraram, a gente já foi bem ousado nas mudanças. Coloquei Figueiredo na lateral direita, coloquei um meia como um volante, o Palacios, que deu tom diferente ao jogo. É realmente um jogador muito qualificado, totalmente diferente do Yuri. A gente sabe que o Yuri é um guerreiro, ele tem jogado de certa maneira no sacrifício. Ele tem sentido algumas dores no púbis, ele tem sido muito corajoso e macho mesmo para jogar. A gente agradece a ele por isso. Já descendo no vestiário, na saída do primeiro tempo, falei para ele: "a gente precisa mudar". Ele falou: "Você está certíssimo, professor". O que foi muito bom. Então, o Palacios deu esse toque diferente e a mudança e a entrada do Tubarão, jogador que vai por dentro, que é muito bom no um contra um, deu essa possibilidade do nosso time. Conseguimos construir mais.

Sobre Fabio Gomes, Jorginho fez questão de citar notícia publicada durante a semana.

- É bom relatar a questão do Fabio. Fiquei sabendo, embora eu não veja quase nada, não leio, procuro focar no meu trabalho, mas fiquei sabendo que saiu uma lista de jogadores que não estavam nos planos para o próximo ano. Assim, se o Fabio foi contratado para esse momento, ele fez por onde o que ele recebe e o contrato que ele recebeu. Ele fez com que o Vasco desse grande passo para o nosso acesso. Artilheiro é feito disso, é feito de gol, de presença na área. Jogador grande, a gente sabia disso. A gente tomou decisão importante de levá-lo, mesmo em alguns momentos ele não indo tão bem. Ele havia tido duas oportunidades comigo, essa foi a terceira oportunidade e ele fez o que o atacante precisa fazer. Cara importante, cara de área.

Também explicou detalhadamente a substituição de Gabriel Pec, que entrou no lugar de Eguinaldo:

- A entrada do Pec foi no momento exato. Tentamos Eguinaldo por dentro, Eguinaldo por fora, mas o Pec é um jogador importante, ele dá muita profundidade, jogador extremamente veloz e a gente precisava mudar um pouco. Com a entrada do Fabio a gente precisava de bola na área. Ele entrou pelo lado esquerdo, ele naturalmente entendeu que era para procurar o Fabio na área. E foi exatamente o que aconteceu, na perna boa dele cruzou para o gol do Fabio. A gente se alegra com isso, mas não conquistamos ainda o acesso. Falta um pontinho para a gente não depender de ninguém. A gente fica feliz, hoje estamos em segundo lugar. A gente sabe que o Grêmio ainda vai jogar e pode ultrapassar a gente, mas ficamos felizes do que está acontecendo até agora - lembrou o técnico do Vasco.

Mais

Fonte: ge