Futebol

Jogos em Florianópolis não trazem boas recordações ao Vasco

Um dos clássicos de maior rivalidade no Rio de Janeiro vai ser disputado fora da cidade apenas pela segunda vez, levando-se em conta jogos oficiais. Vasco e Fluminense vão duelar no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, nesta quarta-feira, 21 anos depois de terem se enfrentado em Juiz de Fora (MG). Na ocasião, o time cruz-maltino venceu por 2 a 0, em partida realizada em 31 de julho de 1992, no primeiro duelo da final da Copa Rio. No entanto, este será o primeiro clássico entre os dois times longe do Rio pelo Campeonato Brasileiro.

O jogo desta quarta-feira será a quarta edição de um clássico carioca do Brasileirão de 2013 ocorrido fora do Rio de Janeiro. Botafogo e Fluminense se enfrentaram em Pernambuco, pelo primeiro turno, e Vasco e Flamengo jogaram duas vezes em Brasília. O duelo entre Vasco e Fluminense será em Florianópolis porque o clube cruz-maltino foi punido com perda do mando de campo por conta de uma briga de seus torcedores com o Corinthians, no Mané Garrincha. Inicialmente, o jogo estava marcado para São Januário.

Escolhida pelo Vasco em razão da lógistica, já que o time enfrenta o Criciúma também em Santa Catarina no fim de semana, a cidade de Florianópolis não traz boas recordações em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Em 14 jogos disputados na capital catarinense, a equipe venceu apenas dois, com oito empates e quatro derrotas. Um desses confrontos foi contra o Internacional (1996) e outro contra o Paraná Clube (2003).

Já o Fluminense tem um retrospecto mais favorável atuando em Florianópolis pelo Brasileirão. Foram 15 partidas, com 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, sendo que todos os confrontos foram contra Figueirense ou Avaí. Além disso, a capital catarinense foi onde o Tricolor conquistou a Copa do Brasil de 2007 – vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.

Fonte: ge