Jogos decisivos agitam a Copa Vasco 2011
Por Leandro Valente
Em sua 7ª rodada, muitos jogos decisivos agitaram ainda mais a Copa Vasco. Algumas equipes despontam como favoritas e outras dão adeus à disputa. Com a temperatura agradável do último sábado (10/09), os familiares dos alunos compareceram em peso ao complexo esportivo Antônio Soares Calçada: pelo menos 2 mil pessoas. Vale um registro positivo do esporte brasileiro, além futebol. Toda a geração de pequenos atletas que participam do torneio poderá assistir pela primeira ao basquete masculino do Brasil numa Olimpíada Londres, 2012. A classificação, obtida na noite de sábado, não acontecia desde 1996.
Voltando à Copa Vasco, uma das equipes que já deram adeus à competição foi o time mirim do Vivinho, ao perder por 2 a 1 para o Ilha Point. No entanto, um de seus jogadores teve uma conquista individual. Apesar da derrota e a eliminação, o meia Gabriel Luiz, de 13 anos, chamou a atenção do observador técnico da base, Wellington Santos, que destacou as qualidades do garoto: É veloz e protege muito bem a bola, apesar de uma certa fragilidade física. Wellington já selecionou o menino, que fará um primeiro teste para, quem sabe, possa vir a ser federado.
O fato é que Gabriel chamou a atenção de todos a que assistiram a partida e, principalmente, da reportagem. Ele já sabia que deveria ser um dos destaques da rodada e, mesmo assim, mostrou muita personalidade no segundo tempo de jogo, tentando reverter o placar para sua equipe. Foi uma mistura de raça e bom futebol. O seu treinador, Marcelo Serra, também elogiou muito Gabriel, que é um típico meia ofensivo: dá bons passes e chuta a gol com a mesma eficiência. Ele é destro, seu ídolo é Neymar e torce pelo Vasco. Está mesmo no bom caminho o Gabriel!
Pelo infantil, outro atleta do Vivinho, o zagueiro Carlos Alberto (14 anos), também fará um teste após ser observado por Welington Santos. Com sua participação decisiva, seu time venceu o Barra Vasco por 3 a 2 e está a um empate da classificação às oitavas de final. O técnico Gaúcho estava bastante feliz com a suada vitória. Carlos Alberto fez um gol (de pênalti) e ainda segurou tudo lá atrás. Ambidestro, algo raro para um defensor, chuta muito bem e sai jogando com categoria. Estaria surgindo um novo Mauro Galvão?
Ainda pela manhã, alguns pequenos atletas da Copa Vasco aproveitavam os momentos livres entre os jogos para assistir ao treino do time profissional. Após a atividade, um dos jogadores que está nas graças da torcida, deu inúmeros autógrafos à mesma: Diego Souza, o tanque de São Januário.