Futebol

Jogo Santos x Vasco trará duelo entre Montillo e Montoya

Um gringo em alta e outro pronto para fazer sua estreia. Montillo e Montoya têm tudo para protagonizarem o jogo entre Santos e Vasco nesta quarta-feira, às 19h30m, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino do Peixe finalmente assumiu o protagonismo que se esperava dele desde que foi contratado por cerca de R$ 16 milhões. Já o colombiano do Gigante da Colina enfim fará a sua estreia oficial no clube onde treina há quase dois meses.

Recuperado psicologicamente após a goleada para o Barcelona (empatou contra Corinthians e Cruzeiro, líder do Brasileirão), o Santos busca a recuperação também na tabela de classificação. O time de Claudinei Oliveira, que ocupa atualmente o 15º lugar, não vence há quatro jogos e sabe que voltar a somar pontos é uma urgência, mesmo que a equipe tenha duas partidas a menos que a maioria dos adversários na competição. O Alvinegro quer utilizar esse trunfo para encostar no G-4 e não como válvula de escape para se afastar da zona do rebaixamento.

Sem Juninho, principal jogador da equipe, o Vasco aposta as suas fichas no colombiano Santiago Montoya, que entra em campo pela primeira vez com a camisa do Gigante da Colina depois de quase dois meses apenas treinando. Outro trunfo do clube carioca é o atacante André, artilheiro do time no Brasileirão e ex-jogador do próprio Santos. O técnico Dorival Júnior aposta na evolução da equipe, apesar da falta de tempo para treinamento. Ele prende três jogadores para fechar mais o meio de campo (Abuda, Fillipe Soutto e Wendel) e aposta na velocidade do contra-ataque armado por Montoya, Eder Luis e André.

AS ESCALAÇÕES

Santos: Claudinei Oliveira não fez mistério e confirmou o time que entra em campo contra o Vasco. Em relação à equipe que empatou com o Cruzeiro no último fim de semana, três novidades: Léo, Alan Santos e Willian José. Apesar de jogar em casa e precisar de uma vitória para afastar o Peixe da zona do rebaixamento, o esquema com três volantes será mantido: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Léo; Alison, Alan Santos, Cícero e Montillo; Neilton e Willian José.

Vasco: o Gigante da Colina encara o Santos na Vila Belmiro desfalcado de seu principal jogador, o experiente Juninho. Além do Reizinho, Dorival Júnior não terá também o zagueiro recém-contratado Cris e o meia Pedro Ken, suspenso. Em compensação, ele promoverá a estreia do colombiano Montoya. Assim, o time deve entrar em campo com a seguinte formação: Diogo Silva; Fagner, Jomar, Rafael Vaz e Henrique; Abuda, Wendel, Fillipe Soutto e Montoya; Eder Luis e André.

QUEM ESTÁ FORA

Santos: Eugenio Mena (com a seleção chilena) e Arouca (lesão na coxa direita).

Vasco: Bernardo (ruptura dos ligamentos do joelho esquerdo), Rodolfo (ruptura do ligamento cruzado do joelho direito), Guiñazu (lesão na coxa direita), Sandro Silva (lesão no ligamento colateral medial do joelho direito), Leonardo (lesão na coxa), Yotún (com a seleção peruana), Juninho Pernambucano e Pedro Ken (ambos suspensos).

PENDURADOS

Santos: Edu Dracena, Durval, Cicinho, Rafael Galhardo, Alison, Arouca e Neilton.

Vasco: Elsinho, Jomar, Luan, Rafael Vaz, Sandro Silva e Yotún.

O ÁRBITRO

Edivaldo Elias da Silva (PR) apita a partida, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC). O árbitro trabalhou em apenas um jogo até aqui: Internacional 1 x 2 Bahia. Ele aplicou 11 cartões amarelos e não mostrou cartão vermelho. Além disso, assinalou 38 faltas, sem que uma delas fosse pênalti. O Brasileirão de 2013 tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. São 33,5 faltas por confronto e média de dois pênaltis por rodada.

ESTATÍSTICAS

Santos: o Peixe é a equipe mais imprevisível do campeonato na hora de marcar seus gols. Até o momento, foram 13 bolas na rede dos adversários, sendo uma de pênalti, quatro de cabeça, quatro de perna direita e quatro de perna esquerda. Em média, é o terceiro time que menos comete faltas no campeonato. Isso pode ser um ponto positivo diante do Vasco, um dos times que melhor aproveitam bolas paradas na competição. O fato de o advesário não contar com Juninho, suspenso, é mais um fator positivo para o time da casa. Jogando como mandante, o Santos ainda não perdeu neste Brasileirão. Foram seis partidas, com duas vitórias e quatro empates.

Vasco: depois de conseguir seu primeiro triunfo fora do Rio de Janeiro neste campeonato, diante do Coritiba, a equipe tentará mais uma vitória longe de seus dominíos. Para isso, deve tentar explorar as bolas paradas - sua principal arma nesta competição - e o fato de ser o quinto time que mais sofre faltas no Brasileirão. Desta vez, Juninho Pernambucano, suspenso, será desfalque da equipe, assim como Pedro Ken, ambos pelo terceiro cartão amarelo. O alto número de cartões é um perigo para o Vasco, que já foi advertido 36 vezes com amarelos (média de três por partida). Vale ficar de olho, já que seis jogadores da equipe estão pendurados.

NA HISTÓRIA

O Santos venceu o duelo contra o Vasco (1 a 0), no Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro 2007. Rodrigo Souto marcou o gol da vitória. O Peixe teve Baiano expulso de campo.

Com este resultado, a equipe encerrou uma sequência de três jogos sem vencer o rival no Brasileiro.

Fonte: ge