Futebol

Jogo Fluminense x Emelec pela Libertadores será em São Januário

A torcida do Fluminense terá de esperar ainda um pouco mais para ver seu time jogar no Maracanã reaberto. O governo estadual já decidiu que não liberará o estádio para a partida de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Emelec, no dia 8 de maio, o que foi pedido pela Federação de Futebol do Rio (Ferj) na semana passada e, claro, agradaria ao clube e aos torcedores tricolores. Assim, o jogo ocorrerá mesmo em São Januário, a exemplo da partida contra o Caracas, na última quinta-feira.

A Ferj também desejava organizar a final da Taça Rio, no próximo dia 5 de maio, no Maracanã, o que também não deve ocorrer. O governo estadual quer evitar abrir o estádio para um jogo de duas grandes torcidas, que é o cenário mais provável, caso Fluminense e Botafogo confirmem o favoritismo contra Volta Redonda e Resende. Há a precaução de evitar danos materiais ao Maracanã, já que sobraria um curto prazo para realizar reparos até o equipamento ser entregue à Fifa.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni, o governo estadual trabalha com um calendário de três partidas no Maracanã até a Copa das Confederações: o amistoso deste sábado, entre amigos de Bebeto e amigos de Ronaldo, uma outra partida de um clube carioca no dia 15 de maio, e o Brasil x Inglaterra de 2 de junho, com a quantidade de ingressos à venda aumentando a cada jogo.

A decisão final caberá ao governador Sérgio Cabral, mas só na semana que vem haverá uma confirmação sobre a realização de um jogo entre clubes no dia 15. O governo vai avaliar o resultado do primeiro teste, no amistoso deste sábado, para decidir se abre mesmo o Maracanã para um time carioca no dia 15. Nesta data, há chance de ser marcado o primeiro jogo do Fluminense nas quartas de final (se o confronto for contra o Olímpia) ou algum jogo de Flamengo ou Botafogo pela Copa do Brasil (a tabela da segunda fase ainda não foi divulgada).

Ainda segundo a secretaria estadual de Esporte e Lazer, não há um motivo especial para não liberar o Maracanã no dia 8, para Fluminense x Emelec. A data pensada para um jogo de clube carioca é o dia 15 de maio, segundo o órgão.

Ainda sem saber da posição do governo estadual, o diretor-executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano, disse que o clube aguardava uma decisão sobre o jogo contra o Emelec:

— Estamos trabalhando o tempo todo com o jogo sendo disputado em São Januário. É para isso que estamos voltados. Agora, se houver a possibilidade do Maracanã, claro que é melhor. É mais público, estádio maior, mais tudo.

Antes das oitavas de final da Libertadores, o Fluminense tem o Volta Redonda, no próximo domingo, no Raulino de Oliveira, pela semifinal da Taça Rio. O time deverá ter a volta do meia Thiago Neves, em fase final de recuperação da lesão na panturrilha direita sofrida no dia 12 de março. Ontem, pela primeira vez, ele treinou junto dos companheiros, e participou da atividade física com os demais titulares, que foram poupados do jogo de domingo, contra o Bangu.

Segundo o técnico Abel Braga, Thiago Neves deve começar no banco contra o Volta Redonda. Se entrar durante o jogo e mostrar bom ritmo, tem grandes chances de voltar a ser titular no jogo de ida contra o Emelec, em Guaiaquil, no dia 2 de maio.

Nesta partida, é provável que o Fluminense também possa contar com Deco. Ontem, o meia também trabalhou no gramado, fazendo um trabalho à parte dos jogadores, correndo em volta do campo. Mesmo que tenha condições de jogar no Equador, Deco deve ficar no banco, já que Wagner conquistou a vaga de titular no meio-campo tricolor.

O caso mais complicado ainda é de Fred. O centroavante sofreu lesão em um músculo da panturrilha no dia 6 de abril e segue em tratamento. Ainda não tem condições de correr, e por enquanto não há previsão sobre seu aproveitamento nos jogos contra o Emelec.

Um titular absoluto que está confirmado contra o Volta Redonda e o Emelec é Carlinhos. Na semana passada, o técnico Abel Braga revelou publicamente um drama pessoal do lateral: sua mulher, que estava grávida, perdeu recentemente o bebê. Antes do jogo contra o Caracas, São Januário lotado, a torcida cantou em coro “força, Carlinhos”.

Na segunda-feira o jogador falou sobre o caso e agradeceu à arquibancada tricolor:

— Foi complicado, é uma situação muito ruim. O Abel perguntou se eu deixava ele falar publicamente o que tinha acontecido. Eu disse que não tinha problema. Quero agradecer o apoio que a torcida me deu na quinta-feira, fiquei honrado. Me deu uma força extra, chegou a arrepiar. Os companheiros também me deram um apoio muito grande, foi sensacional. Estou bem, minha mulher está bem, isso é o que importa, e o futuro a Deus pertence — comentou Carlinhos.

Embora Abel já tenha antecipado a possibilidade de poupar alguns titulares da final da Taça Rio, caso o Fluminense chegue até lá, o lateral aproveitou para avisar que quer jogar.

— Eu quero jogar sempre, todos os jogos. Fico à disposição do Abel. Se ele vai poupar, não sei. Todos os jogos são importantes. Agora, contra o Volta Redonda, precisamos fazer prevalecer nosso futebol e a vantagem que temos. Não é jogar pelo empate. Vamos para tentar vencer, no empate você só pensa nos minutos finais.

Fonte: O Globo