Jogo contra o Bahia ganha caráter decisivo para as pretensões do Vasco
A partida contra o Bahia, às 21h, deve contar mais uma vez com grande presença de público em São Januário. O duelo ganhou caráter decisivo para a torcida do Vasco. A expectativa é de que uma vitória mude as perspectivas do time na reta final do Brasileiro. Depois de passar boa parte do campeonato olhando para a parte de baixo da tabela e fazendo as contas para fugir do rebaixamento a equipe pode sonhar com uma das vagas para a Libertadores. Mas, com o clube a 11 pontos do G6, até que ponto esta chance é, de fato, real?
Neste momento, ela quase não existe. De acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta do GLOBO baseada nas contas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Vasco tem apenas 0,79% de chances de ir para o principal torneio continental. Só que a esperança da torcida está baseada na forte possibilidade do número de vagas aumentar. O atual G6 pode se tornar um G8 ou, até mesmo, G9.
Isso porque, das nove equipes acima do Vasco na tabela, quatro brigam por títulos que também garantem presença na edição 2025 da Libertadores. Botafogo e Atlético-MG estão nas semifinais deste ano e com grande possibilidade de fazerem a decisão, O próprio Galo ainda disputa o troféu da Copa do Brasil com o Flamengo. Por fim, há ainda o Cruzeiro na Sul-americana. Neste momento, o G8 é o cenário mais viável. O que já tornaria a meta do Vasco mais factível.
Hoje, o Cruzeiro é o oitavo colocado, com 44 pontos — apenas quatro à frente dos cruz-maltinos. Em caso de vitória sobre o Bahia, a diferença pode cair para um. Sem contar que o próprio tricolor baiano vem logo em seguida, em sétimo, com 46 pontos, o que dá ao duelo desta segunda um caráter de confronto direto.
O caminho do Vasco não é fácil. Nas últimas dez edições, a menor pontuação de um oitavo colocado foi de 53 pontos. Já a maior, 58. Isso significa que o Vasco precisaria conquistar 18 dos 24 pontos restantes para ter uma garantia maior de que terminaria no G8. Ou seja: um aproveitamento de 75% nesta reta final, bem acima dos 44% atuais.
A boa notícia é que o Vasco já conseguiu um desempenho assim recentemente. Foi numa sequência de oito jogos entre o fim de julho e o início de setembro (que antecedeu um jejum de vitórias na mesma quantidade de partidas e encerrado na quinta passada, diante do Cuiabá). Naquela ocasião, o time venceu cinco e empatou os outros três duelos.
Para dar início a esta arrancada, contudo, o técnico Rafael Paiva não irá contar com sua arma principal. Responsável por 20 dos 70 gols do clube na temporada, Vegetti está suspenso. Outro na mesma condição é Hugo Moura. Os prováveis substitutos da dupla serão, respectivamente, Rayan e Juan Sforza.
Fonte: Agência O GloboMais lidas
- 0 Saída de Rafael Paiva de São Januário chama atenção TOP
- 2 A ideia da diretoria do Vasco sobre Rafael Paiva, por agora TOP
- 0 Pablo Vegetti publica mensagem em rede social: 'Eu juro a vocês...' TOP
- 3 Pedro Caixinha é especulado no Vasco TOP
- 0 Rafael Paiva, sobre críticas da torcida: 'Todo mundo tem parcela de culpa' TOP
- 1 História de Rafael Paiva no comando do Vasco está cada vez mais perto do fim TOP
- 6 Vasco busca novo treinador no mercado; nomes disponíveis TOP
- 2 Evander revela desejo de retornar ao Vasco TOP
- 3 Rafael Paiva se desculpa após declaração: 'A responsabilidade...' TOP
- 1 Provável escalação do Vasco contra o Corinthians neste domingo (24) TOP