Futebol

Jogo contra o Atlético-MG marca a despedida do Vasco de São Januário em 2024

Os dias não andam dos melhores para Vasco e Atlético-MG, que se enfrentam hoje, em São Januário, às 19h, pela penúltima rodada do Brasileirão. Enquanto o cruz-maltino não conseguiu encerrar uma sequência de cinco jogos sem vencer no empate suado com o lanterna Atlético-GO no sábado, o Galo viveu, no mesmo dia, um amargo vice-campeonato na Libertadores e o fim das chances de classificação para a competição continental via torneio nacional.

Agora, as equipes tentam encerrar a temporada, ao menos, com vaga na Copa Sul-Americana, que pode ser garantida a depender do confronto e de outros resultados. Com o G8 consolidado na tabela, ambos estão na zona de classificação à competição, que vai agora do 9º até o 14º colocado —atualmente, o Athletico, com 42 pontos.

Os clubes estão colados na tabela. O Vasco é 12º e o Galo, o 13º, ambos com 44 pontos. O cruz-maltino leva vantagem pelas 12 vitórias, contra as dez dos mineiros. Ou seja: se vencer, terminará à frente do Galo.

A partida marca também o adeus da torcida do Vasco a São Januário neste ano. Até aqui, o cruz-maltino perdeu apenas duas vezes pelo Brasileiro na Colina. A despedida poderia ser até mais longa, dada a iminência da reforma do estádio, mas, no cenário atual, é provável que ele permaneça aberto no estadual.

Em sua segunda partida no comando, o técnico interino Felipe pode dar uma chance como titular a Alex Teixeira, que fez bom jogo contra o Dragão. O restante da estrutura da equipe tende a ser mantido, com Coutinho iniciando novamente.

Ontem, o clube comunicou algumas das primeiras decisões relativas a 2025. Segundo o ge.globo, foram liberados o zagueiro Rojas, o volante Galdames e o atacante Rossi. O primeiro retornará ao River Plate, enquanto os demais têm contrato se encerrando ao fim do ano, sem chances de renovação.

Fonte: Agência O Globo