Futebol

Jogando em São Januário, Duque de Caxias vence e mantém vivo o sonho de cheg

Duque de Caxias e América-MG fizeram uma partida com pouca inspiração em São Januário, na noite desta sexta-feira. Melhor para a equipe do Rio de Janeiro, que pelo menos na primeira etapa jogou futebol e fez seu gol com Somália. (Veja o gol no vídeo ao lado). Já os mineiros não lembram nem de longe aquela equipe que ameaçou a liderança do Coritiba algumas rodadas atrás.

Com o resultado, o Duque de Caxias chegou aos 45 pontos, na 7ª posição, enquanto o Coelho segue em terceiro, com 52. Agora os mineiros torcem contra Figueirense e Bahia, e principalmente contra o quinto colocado Sport para não se complicar ainda mais no campeonato.

Sem dó de quem o revelou

Pelo que o América-MG jogou no primeiro tempo é difícil acreditar que a equipe ocupa uma vaga no G-4 desde a 22ª rodada da competição. Desorganizado em campo, o time não conseguiu criar nenhum lance de perigo ao gol adversário.

Já o Duque de Caxias, que não tem nada com isso e ocupa uma posição intermediária na tabela, foi para o intervalo com a sensação de que poderia ter garantido a vitória já nos primeiros 45 minutos. Porém, o clube da Baixada Fluminense, que vem mandando seus jogos em São Januário, fez apenas um gol. E ironia do destino ou não, ele foi marcado por um atleta revelado no clube rival.

Logo aos 13 minutos, após cobrança de escanteio da direita, Lenílson desviou no primeiro pau e encontrou Somália livre, que de peixinho estufou a rede de Flávio. O atacante chegou a seu 11º gol na Série B.

E esse gol só não ganhou companhia na primeira etapa pela falta de pontaria dos jogadores do Duque. Com muita facilidade, os donos da casa criaram algumas chances, mas acabaram errando o alvo na maioria, nas outras Flávio pegou. Já o Coelho torceu para que o juiz terminasse o primeiro tempo na esperança de que Mauro Fernandes pudesse fazer algo no intervalo.

Pouca emoção e cartão vermelho

O estilo de jogo do Coelho parece ter contagiado os fluminenses, que nem de longe lembraram aquele time ofensivo da primeira etapa. A diferença é que eles já estavam em vantagem no placar.

Como o desempenho não podia ser pior do que o apresentado nos primeiros 45 minutos, os mineiros até que ficaram mais com a bola, porém sem ameaçar o gol rival.

O panorama era esse até que mais uma vez um cartão vermelho frustrou os planos americanos. Irênio, que já tinha amarelo, matou contragolpe do Duque de Caxias aos 19 minutos e acabou expulso.

Se com 11 o time já não tinha poder ofensivo, com dez que a situação ficou ainda pior. Já o Duque, acomodado com o placar de 1 a 0, chegou pouco ao gol de Flávio. A melhor chance veio aos 22, quando Geovane Maranhão ganhou de Dudu Araxá e bateu para fora, com Flávio já batido.

Depois disso, o jogo se arrastou até o apito final do árbitro com a presença de pouco mais de 250 testemunhas nas arquibancadas de São Januário.

Próxima rodada

Na terça-feira, o América-MG recebe o Santo André, na Arena do Jacaré, às 21h (de Brasília). Já o Duque de Caxias só volta a campo no sábado, dia 30, quando visita o Bragantino, em Bragança Paulista. A partida será às 21h.

Fonte: ge