Futebol

Jogadores só serão suspensos se (quando) condenados no tribunal

O presidente da comissão de arbitragem do Rio, Jorge Rabello, havia alertado que os jogadores do Vasco que partiram para cima do árbitro Wagner dos Santos Rosa, após o clássico contra o Flamengo, seriam lembrados na súmula. O documento foi divulgado nesta segunda-feira e nenhum atleta foi expulso. Mas Diego Souza, Eduardo Costa, Fagner, Fellipe Bastos e Rodolfo foram citados pelo incidente, vão ser julgados e podem pegar punições severas. Enquanto isso, a diretoria do Vasco se organiza para a defesa.

“Para expulsar, o árbitro tem de mostrar o cartão vermelho ou comunicar verbalmente ao jogador ainda em campo. Como foi impossível fazer isso na confusão, ele teve de indicar o ocorrido no documento. Os atletas só vão ser suspensos se forem condenados no tribunal”, explicou Jorge Rabello.

Segundo o relato do árbitro na súmula, Fagner e Fellipe Bastos o ofenderam e foram enquadrados apenas no artigo 243 do Código Brasileiro da Justiça Desportiva (CBJD), que prevê de quatro a 12 jogos de suspensão e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Já Rodolfo, Eduardo Costa e Diego Souza, que também teriam xingado o juiz e responderão pelo mesmo artigo, de acordo com o documento, ainda serão julgados no artigo 254 do mesmo código por tentarem agredir Wagner Rosa. A pena prevista é de quatro a 12 partidas de suspensão.

O presidente Roberto Dinamite é outro citado na súmula. Por ter dado entrevista no gramado acusando a arbitragem de ter ‘roubado’ o Vasco, que reclama um suposto pênalti em Thiago Feltri não assinalado, o dirigente pode pegar de 15 a 180 dias de gancho.

A previsão é que o julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva deva acontecer na próxima semana. Enquanto isso, a diretoria do Gigante prepara a defesa. Nesta segunda-feira, o vice-presidente jurídico, Aníbal Rouxinol, afirmou que solicitou vídeos para provar que a arbitragem foi tendenciosa.

“Vamos mostrar a grande palhaçada que esse árbitro. Ele veio com uma súmula querendo acabar com o Vasco. É um soprador de apito, não um árbitro”, esbravejou.

Diego Souza e Fagner, citados na súmula, receberam o terceiro amarelo e estão suspensos contra o Nova Iguaçu.

Fonte: O Dia