Futebol

Jogadores e comissão técnica apontam fatores de sucesso no início da tempora

De azarão no início da temporada, o Vasco já desponta como potencial candidato ao título da Taça Rio. Líder do Grupo A, com 100% de aproveitamento, o Gigante da Colina parece embalado. Com a vitória sobre o Flamengo, o Vasco, que já havia goleado o Botafogo, recuperou seu prestígio. Sem mistério, o clube revela os ingredientes de sua receita, que construiu uma invencibilidade de 11 partidas na temporada 2009.

– Os jogadores do Vasco tiveram a humildade de reconhecer que o início do trabalho seria difícil e que seria exigida muita dedicação de todos.

A caminhada é longa e eles sabem que não adianta sair de um grande clássico e não manter a postura contra outro adversário. O futebol prega peças e temos de estar sempre alertas – comentou Dorival Júnior.

Ao fator humildade se acrescenta uma série de valores: união, disciplina, respeito, amizade, doação, dedicação nos treinos e, logicamente, salários em dia, tópicos exaltados pelo grupo.

– Construímos uma amizade legal, fora do normal. Ganhei títulos (pelo Flamengo) com jogadores que mal se falavam. Essa união é levada para dentro de campo e nos tornou mais fortes e competitivos – disse Fernando.

Embora admita que há muito trabalho a ser feito, na Colina todos são unânimes ao admitir que o Vasco trilha o caminho certo para uma volta triunfante à Série A em 2010.

– Estou confiante no sucesso do projeto do Vasco. É cedo para fazer promessas, mas o trabalho vem sendo bem realizado. O importante é nunca faltar raça e vontade de vencer – afirmou Léo Lima.

Como já ultrapassou os adversários considerados mais fortes (Bota e Fla), o torcedor do Vasco espera uma classificação tranquila para as finais da Taça Rio.

Vasco volta a brilhar contra os principais rivais no Maracanã e torcida se empolga com as vitórias sobre Botafogo e Flamengo

Ficou para trás o tempo em que a torcida vascaína sentia calafrios às vésperas de um jogo no Maracanã.

Até o momento, quando o assunto é clássico, o Gigante da Colina pode ser considerado referência. Foram duas convincentes vitórias, sobre Botafogo e Flamengo, e um empate diante do Fluminense. Em pouco mais de três meses, o time de São Januário brilhou no Maior do Mundo mais do que no ano passado inteiro.

A presença dos torcedores no duelo de domingo é a prova de que a confiança contra os tradicionais rivais foi recuperada.

Mesmo diante do Flamengo, campeão dos últimos dois Campeonatos Cariocas, os apaixonados pela cruz-de-malta deram um show à parte. Para o goleiro Tiago, a alegria é mais do que justa: – A torcida do Vasco tem de comemorar mesmo, por tudo que eles passaram no ano passado e por tudo que ainda passam, já que o time está na Segunda Divisão. Nós, jogadores, é que temos de manter os pés no chão.

E pensar que, em 2008, a história foi realmente diferente. O ano começou com uma derrota para o Botafogo. Diante do Alvinegro, o máximo que o time conseguiu foi um empate – na época, muito festejado. O mesmo aconteceu contra o Flamengo. Na Taça Rio, o Vasco conseguiu empatar em 2 a 2 com os reservas da Gávea e olhe lá.

A única alegria dos vascaínos no Maracanã foi frente ao Fluminense. A vitória por 1 a 0, no último clássico carioca da temporada, serviu apenas para que o Vasco não passasse o ano em branco, já que o tão temido rebaixamento não foi evitado. Fase negra que os vascaínos não querem viver nunca mais.

– Nas ruas, muitos torcedores agradeceram. Rivais disseram que perderam a aposta, mas eu falei: “Quem mandou apostar no cavalo errado?” – disse o goleiro Tiago.

Da desconfiança à estabilidade

Chegada de Dorival Júnior: O treinador foi apresentado no dia 12 de dezembro de
2008. Com a debandada da maioria dos atletas, Dorival tinha à disposição um
grupo com menos de dez jogadores.

Reformulação: Jogador de confiança de Dorival Júnior, o lateral-direito Paulo
Sérgio foi o primeiro reforço para 2009. Mais 19 foram contratados na sequência,
com destaque para Carlos Alberto.

Pré-temporada: Há anos sem realizar uma pré-temporada fora do Estado do Rio, o
Vasco aceitou o convite da Prefeitura de Vila Velha (ES), onde, durante duas
semanas, realizou sua preparação. O intenso ritmo de trabalho logo deu frutos.

Estabilidade: Quase três meses depois, o Vasco é o destaque da Taça Rio, com 100%
de aproveitamento. A equipe desbancou Botafogo e Flamengo no returno e já é
considerada uma das favoritas ao título carioca.

Opinião dos especialistas: \"Qual tem sido o diferencial no trabalho do Vasco neste início de temporada?\"

“O mérito é de Dorival Júnior, que formou rapidamente uma equipe comum e a uniu. Ele impôs seu estilo e deixou claro que conta apenas com jogadores interessados”
Roberto Assaf, colunista do Lance

“Dorival assumiu um clube abalado e com menos de dez atletas. Ele teve êxito na
reformulação e conseguiu resultados além da capacidade de seu elenco
”
Mauro Beting, colunista do Lance

“O Vasco passa a impressão de ter um grupo unido. Dorival Júnior é um
profissional sério, equilibrado, que agrega aspectos positivos na montagem de um
ambiente sadio
”
Benjamin Back, colunista do Lance

Fonte: Lance