Categorias de base

Jogadores do juvenil despertaram o interesse de clubes europeus


Equipe 97 do Vasco -Foto: Mirko Barbieri


A equipe juvenil do Vasco da Gama disputou recentemente na Itália o Torneio Internacional Città di San Bonifácio. A competição contou com a participação de grandes clubes do futebol europeu - Juventus, Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão, Milan e Arsenal - e o desempenho cruzmaltino foi considerado muito bom pela direção das categorias de base.

Além de ter terminado a competição na quarta colocação, ficando assim na frente de algumas das equipes citadas acima, os \"Meninos da Colina\" mostraram um bom futebol e ajudaram a tornar a marca Vasco da Gama ainda mais conhecida na Europa. Um detalhe que prova que o time vascaíno deixou uma boa impressão na Itália é o fato de alguns jogadores terem despertado o interesse dos clubes do velho continente:

- Tivemos na Itália com o 98 e o 97 e tivemos um desempenho muito bom. A prova disso é que tivemos atletas de 16 anos sondados por outros clubes - revelou Manoel Pereira, diretor não-remunerado das categorias de base, ao programa \"Só dá Base\".

O assédio dos europeus em cima dos meninos da base não preocupa o cruzmaltino. Conforme noticiado por este Blog (relembre), o Gigante da Colina assinou contrato com os principais destaques do elenco juvenil antes da viagem para Miracema, local onde foi disputada a primeira fase da Copa Rio sub-17:

- Temos contrato firmado com todos os atletas que possuem 16 anos e estamos muito próximos de obter o certificado de clube formador, o que vai nos dá ainda mais garantias. Hoje todos os atletas de ponta do time juvenil já assinaram contrato profissional. Os outros jogadores que a gente considera medianos estão assinando contrato também. Hoje não temos risco nenhum de perder nenhum atleta sub-16 por conta de contrato - garantiu o diretor.

O time sub-17 é que mais tem obtido bons resultados para o Vasco no atual temporada. Apesar de ter sido eliminado nas quartas de finais da Copa Promissão, a equipe comandada pelo técnico Cássio Barros conseguiu terminar a Copa Rio na terceira colocação e Città di San Bonifácio entre os quatro melhores. A campanha no Estadual também vem sendo muito boa. Apesar da derrota no último final de semana para o Fluminense, o cruzmaltino está entre os líderes e briga por uma vaga na final do primeiro turno.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Por Carlos Gregório Junior

Veja a reportagem no local de origem e confira mais matérias exclusivas sobre o Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Júnior- SuperVasco.com