Futebol

João Marcos, ex-atleta da base vascaína, com moral no Botafogo

Não, o BlogdeBase não mudou de clube, uma das poucas vantagem de algo feito de sócio para torcedor. O João Marcos é aquele Meia de talento que após 14 anos de Vasco e ser exemplo ao ter passado para uma Universidade Pública tendo estudado no Colégio Vasco da Gama, após a fracassada Copa São Paulo deste ano, constatou que no Vasco não teria mais espaço.\"\"

João Marcos na formatura do Colégio Vasco da Gama

Usando da mesma coragem e auto-confiança que o fizeram desistir de parte do seu contrato com o Vasco para seguir carreira onde seu futebol fosse valorizado, João Marcos foi um dos escolhido pelo Botafogo para intercâmbio no Fortuna Sittard de Sittard-Gellen, município de menos de 100.000 habitantes no sudoeste da Holanda.

- Eles precisavam de jogadores, e nós cedemos gratuitamente. Estão encantados com João e Diogo. A Holanda é uma porta secundária na Europa, mas com visibilidade para outros mercados. Temos projetos de relações internacionais, já fomos à Alemanha e aos Estados Unidos também em vários torneios. O Botafogo está colocando seu pezinho lá fora. A marca é muito forte, precisa ser cada vez mais explorada. Junto com o Santos, é a principal bandeira de clube brasileiro lá fora, é só comparar – disse Sidnei Loureiro, gerente da base alvinegra.

Ainda segundo reportagem de André casado, existe a opção de compra dos direitos econômicos ao fim do vínculo, mas, antes de considerar isso, o clube espera expandir esse trabalho, lucrando com produtos e venda de jogadores em breve. Não está descartada a ligação com outro time com maior poder aquisitivo.\"\"

João Marcos à direita com Uniforme do Fortuna

- Isso faz parte da formação do jogador, reunir experiências. Se a estrutura ainda não é a ideal aqui, compensamos de outras formas. O último jogador formado na base do Botafogo que foi negociado por um valor alto foi o Beto, em 1996 – citou Sidnei, em referência à transferência do volante, campeão brasileiro em 1995, para o Napoli-ITA.

Enquanto isso, no Vasco, o projeto de intercâmbio é desenvolvido junto ao Homônimo de Sines em Portugal onde atualmente jogam 5 atletas vascaínos: Éder, Dico, luiz Gustavo, Jonathan Alves e Gott.\"\"

Nos tempos de Vasco dividindo responsabilidades com Coutinho e Willen

Fonte: Blog de Base