Futebol

Jean David não aproveita oportunidade e ponta direita está indefinida

A essa altura da temporada, uma das principais incógnitas na escalação do Vasco é na ponta direita. Puma Rodríguez, lateral de origem, vem atuando improvisado na frente. Mesmo com a disputa aberta, um dos reforços contratados pelo clube na última janela de transferências para ocupar justamente essa posição não conseguiu se firmar: Jean David ainda está devendo com a camisa cruz-maltina.

Na quinta-feira passada, na vitória sobre o Cuiabá, o chileno de 31 anos entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Paulo Henrique, que deixou o campo com tosse e indisposição. Atuou por aproximadamente 60 minutos e contribuiu pouco. Ao todo, ele acertou oito de 10 passes e sofreu uma falta.

Na coletiva, Rafael Paiva foi perguntado sobre o motivo de não ter tirado Jean para a entrada de Payet no fim do jogo - em vez disso, o treinador colocou o francês na vaga de Mateus Carvalho.

- O Cocão marca muito bem, mas naquele momento não estava conseguindo reter a bola para dar o tempo para o Jean jogar mais. Sabia que, com o Payet, isso ia acontecer. Com o Payet por dentro, ele se coloca no espaço, retém a bola. E ele com a bola, a gente sabia que o Jean podia subir de produção. Por isso que eu acabei deixando o Jean, para ter uma conexão melhor e tentar matar o jogo - explicou o treinador.

Paiva já havia saído em defesa de Jean David em outro momento. No clássico contra o Flamengo, no mês passado, o treinador pediu paciência com o atacante chileno, que havia recebido sua primeira (e única) chance como titular e teve atuação ruim.

"Ele ficou muito anos no futebol mexicano. Está chegando agora no futebol brasileiro. Temos que ter paciência. Temos a convicção de que o Jean vai nos ajudar demais", disse na ocasião.

Em sete jogos disputados com a camisa do Vasco até o momento, a única contribuição direta de Jean em lance de gol foi logo na sua estreia, na vitória sobre o Athletico no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil: ele cruzou para Rayan, que ajeitou de peito para o gol da virada marcado por Puma Rodríguez.

Além do jogo contra o Flamengo em que foi titular, o chileno entrou no decorrer das partidas contra Vitória, Cruzeiro, São Paulo e Cuiabá, pelo Brasileirão; e contra o Atlético-MG, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Quando chegou ao Vasco, Jean David foi convocado por Ricardo Gareca para a seleção chilena e ficou à disposição para os jogos contra Argentina e Bolívia, pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. Na convocação mais recente, para as partidas contra Brasil e Colômbia, ficou fora da lista, no entanto.

Fonte: ge