Mercado

Janela internacional fecha na próxima semana; Brasileiros devem se proteger

Todo ano é a mesma coisa. Os clubes brasileiros que se destacam no início do Brasileirão sofrem com o assédio de clubes europeus e asiáticos e acabam perdendo alguns de seus principais jogadores durante o desenrolar do Campeonato. A última vítima é o Botafogo, que deixou Vitinho escapar rumo à Rússia, onde o jovem jogador reforçará o CSKA Moscou. Para o restante do Brasileiro de 2013, porém, os times só precisam segurar seus principais atletas por mais alguns dias.

Na maioria da Europa, a janela de transferência - período designado pela Fifa que permite o registro de jogadores - está chegando ao fim. Nos principais centros, como Alemanha, Inglaterra e Itália, ela fecha já na próxima segunda-feira. Na Espanha, o último dia é na próxima sexta-feira, 31 de agosto.

Mas como países periféricos do Velho Continente também são importadores de jogadores brasileiros, é importante analisá-los também. A Rússia, que abocanhou Hulk no fim da última janela de verão (europeu), fecha alguns dias mais tarde - mais precisamente no dia 6 de setembro. Nesse período, os clubes europeus de países tradicionais também estão fragilizados - pois podem sofrer perdas sem poder repor.

E é nesse contexto que se encontra o futebol brasileiro. Os clubes de fora podem vir e pegar jogadores, mas desde o fim de julho, os clubes brazucas não podem contratar ninguém de fora. Falta pouco para o "sofrimento" acabar. Pelo menos até o próximo ano quando, salvo alguma mudança drástica no calendário, tudo vai acontecer de novo - clubes perdendo seus principais jogadores no meio do campeonato e sendo obrigados a achar soluções enquanto jogam.

 

ENTENDA A JANELA

A Fifa permite que jogadores sejam registrado durante duas janelas de transferências. No total, a entidade dá às federações nacionais (que têm a autonomia de escolher as datas exatas) 16 semanas para receber registros de novos atletas. O primeiro desses períodos ocorre logo após o fim da temporada e acaba antes ou um pouco depois do início da temporada (no Brasil é a janela de dezembro e na Europa é a janela de julho). Normalmente, ele dura 12 semanas.

O outro período ocorre no meio da temporada (no Brasil é o de julho e na Europa o de janeiro) e não pode exceder quatro semanas, ou um mês. Cada federação nacional escolhe as datas exatas, daí a discrepância de dias em relação a países europeus. Caso um jogador não tenha nenhum tipo de ligação com nenhum clube, ele pode ser registrado fora desse período.

 

Fonte: Lancenet!