Interpretação do Estatuto baseia convocação feita por Roberto Monteiro
Lucas Pedrosa @pedrosa
Presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro marcou a posse de Jorge Salgado como novo presidente do Vasco para o dia 25 de janeiro. 👇🏽 #CanaldoPedrosa
O que diz o estatuto:
Em linhas práticas, o estatuto diz que ele teria que convocar até a primeira semana da segunda quinzena, ou seja, até o dia 22 de janeiro. Desta forma, a convocação está fora do prazo e acaba ferindo o estatuto.
Sobre essa parte do estatuto, há uma outra interpretação que, segundo apurei, baseia a convocação de Monteiro: a posse do presidente da DA teria que acontecer até a 1ª semana da segunda quinzena de janeiro, algo bastante incomum na história do Vasco, mas que abre essa brecha.
Segunda* semana
Na teoria, o correto seria o presidente tomar posse junto com conselheiros eleitos, por ter sido eleição direta. Mas, na interpretação das palavras, o estatuto não foi modificado neste sentido. #CanaldoPedrosa
Tudo acaba virando uma questão interpretativa e que cada lado vai usar para defender o que acredita. Mais uma briga, desta vez textual, se inicia no Vasco.
Vale destacar: sobre a posse do presidente do Conselho Fiscal e dos conselheiros, não tem brecha: Roberto Monteiro tem que convocar até o dia 22 de janeiro, como o estatuto deixa claro.