Futebol

Instabilidade política pode afastar Lopes do Vasco

A breve passagem de Antônio Lopes pelo Vasco pode estar próxima do fim. Circulam boatos no clube de que a instabilidade política pela qual a Colina está passando seria o maior motivador de seu possível pedido de demissão. Também é provável que ele se aposente do cargo de treinador e abandone o futebol. O jogo do próximo sábado, contra o Ipatinga, pode marcar sua despedida em definitivo dos gramados.

Outra razão que alguns apontam para sua insatisfação como treinador é a possibilidade de Roberto Dinamite assumir a presidência do clube. Tudo indica que Lopes, ligado a Eurico Miranda, não aceitaria trabalhar com o novo dirigente. Além disso, o desgaste emocional do técnico, que já tem 66 anos, seria outra razão de seu desligamento. Caso o rumor se concretize nos próximos dias, sua sexta passagem pelo Vasco seria a mais curta dele.

Quanto aos possíveis problemas que a crise política no clube poderia acarretar ao seu elenco e à comissão técnica, Lopes foi veemente. "O grupo está blindado", garantiu. "Jogadres e comissão técnica não tem que se meter em assuntos de eleição", esclareceu, dando ênfase ao Campeonato Brasileiro.

"Não estamos focados em nada exceto a disputa do Brasileirão", explicou.

E as eleições podem causar ainda mais danos ao clube. Além de perder seu treinador, há também a possibilidade de que as negociações de reforços como Felipe e Pedrinho sejam dificultadas caso Eurico deixe o poder.

Histórico vencedor

A história de Antônio Lopes é marcada por conquistas nacionais e internacionais. Na Colina, seus principais títulos foram o Campeonato Brasileiro de 1997 e a Copa Libertadores da América, em 1998, ambos como treinador. Como preparador físico, ele também foi campeão brasileiro em 1974. Em outros clubes, ele conquistou a Copa do Brasil, à frente do Internacional, e o Brasileirão de 2005, pelo Corinthians.

Sua glória maior, no entanto, não foi como técnico. Em 2002, ele foi o auxiliar técnico de Felipão na Seleção Brasileira, pela qual conquistou a Copa do Mundo.

Acabou a história do xerifão? Lopes pode se aposentar ainda nesta semana.

Fonte: Jornal dos Sports