Futebol

Inspirado em Felipão, Dorival comanda treino contra adversário invisível

Acostumado a brincar sozinho com a bola, Dorival Júnior acredita que um dos segredos do futebol está em imaginar a reação do adversário. Para comprovar esta tese, o treinador mandou a campo nesta sexta-feira em São Januário onze jogadores de um lado e... ninguém do outro. Fez isso com a equipe B do Vasco (mais o goleiro Fernando Prass) que enfrenta o Paraná, neste sábado, pela Série B. E repetiu a dose com os titulares que medirão força contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, pelas semifinais da Copa do Brasil. Difícil de entender? O comandante cruzmaltino explicou:

- Parece coisa de louco, né! (risos). Mas enfrentando um adversário invisível nós trabalhamos melhor o lado ofensivo. Exige mais pegada e velocidade dos jogadores. Não desgasta como no jogo, só que é melhor para visualizar os nossos erros. A gente também aprende qual é o momento certo de sair em contra-ataque.

Maluquice à parte, Dorival admitiu que não é o único treinador a usar o método do \"adversário invisível\". É um dos treinamentos preferidos do técnico pentacampeão do mundo com a seleção brasileira, Luis Felipe Scolari.

- Fui jogador do Felipão no Grêmio, mas não lembrava desse tipo de treinamento. Só que quando trabalhei no Cruzeiro me informaram que ele também gostava de fazer isso.Os jogadores adoram. Se não fizer, eles me cobram.

Fonte: ge