Infantil: Categoria fecha ano perfeito com título estadual
No início de um ano, é difícil imaginar que algum time de futebol conseguirá vencer todos os campeonatos da temporada. Pois foi exatamente o que aconteceu com a equipe da categoria infantil (sub-15) do Vasco da Gama, campeão da Taça Guanabara, Torneio da Amizade Brasil e Japão, Torneio Guilherme Embry e Campeonato Estadual, em 2013. A final do carioca disputada no último sábado (30/11), na Gávea, que terminou em 0 a 0, garantindo mais uma conquista cruz-maltina, encerra com chave de ouro o ano considerado perfeito por atletas e membros da comissão técnica.
Mesmo com uma temporada repleta de vitórias, o estadual era visto como prioridade, e, portanto, a decisão do último final de semana foi encarada com muita dedicação e concentração por todos. A missão foi facilitada na semana passada, quando o Vasco derrotou o Flamengo por 1 a 0 na primeira partida da final, em Itaguaí. O empate no sábado, então, seria necessário para garantir o título na Gávea.
O jogo na Gávea
Apesar de atuar na casa do rival, o Gigante da Colina teve considerável apoio da arquibancada, com bastantes torcedores vascaínos. O time começou o jogo de forma cautelosa, atuando com seriedade e inteligência, administrando a vantagem e esperando pelos contra-ataques. Enquanto que o Flamengo tinha mais posse de bola, o Vasco era mais perigoso, principalmente pelos lados do campo, com os selecionáveis Evander pela esquerda e Andrey pela direita. Além do habilidoso Mateus Pet organizando o time na faixa central. Por outro lado, o centroavante Hugo Borges, artilheiro do campeonato com 29 gols, ficava muito isolado e não conseguia levar vantagem em cima dos zagueiros.
Na volta do segundo tempo, o Vasco viveu seu melhor momento na partida, porém faltou um pouco de precisão nas conclusões e o gol não saiu. Pelo menos três chances foram desperdiçadas em lances cara a cara com o goleiro, o que fez a angústia e tensão dos torcedores persistirem até o fim da partida. Nos minutos finais, o Flamengo ainda ensaiou uma pressão com muitos cruzamentos para a área, mas então foi a vez do goleiro João Pedro mostrar muita segurança, além do bom trabalho dos zagueiros Felipe Amaral e Ruan Nascimento, auxiliados também pelo capitão e volante Rafael França. Os espaços para o contra ataque aumentaram ainda mais, mas foi realmente o placar de 0 a 0 que decretou o título vascaíno.
Com o apito final, festa dos atletas e da torcida, e a satisfação pela realização do ótimo trabalho ao longo de todo o ano. Os jogadores transbordavam alegria e emoção, com destaque especial para o meia Andrey, que sofreu uma lesão séria no joelho durante a temporada, e chegou a ficar sete meses sem atuar. O seu retorno, no início de outubro, foi em grande estilo, marcando gols e reconquistando o espaço no time, o que culminou com a convocação para a Seleção Brasileira sub-15, ao lado de Evander e Mateus Pet.
- Esse título é uma emoção muito grande, principalmente sendo dentro da Gávea contra o nosso maior rival, assim como tinha sido na Taça Guanabara. Hoje foi uma partida para jogar com inteligência, conseguimos segurar na defesa e levar perigo nos contra ataques. Essa vitória realmente encerra o ano com chave de ouro – celebrou o camisa 8.
O treinador Luiz Felipe, também muito feliz com o resultado, ressaltou a importância do trabalho e dedicação de todos ao longo do ano:
- Nós sempre almejamos esse título carioca, e o nosso grupo é muito merecedor disso. O pessoal é muito dedicado, muito concentrado e fizemos por onde. Nós conseguimos trazer uma vantagem do primeiro jogo, em Itaguaí, e soubemos administrar muito bem hoje. Poderíamos ter vencido, desperdiçamos muitas chances, mas graças a Deus deu tudo certo – ratificou o técnico.
Comemorando o segundo título do ano dentro da Gávea, houve espaço até para a famosa dança do Trem Bala da Colina, eternizada pelo elenco profissional de 2011. A geração 98, como o time é chamado, em razão do ano de nascimento da maioria dos atletas, enche os vascaínos de esperança, com a expectativa de que os frutos serão colhidos em breve na equipe de cima.
O Vasco entrou em campo na decisão com: João Pedro; Gabriel Bauriche, Felipe Amaral, Ruan Nascimento e Alan Cardoso. Rafael França, Rodrigo Nobrega, Andrey e Matheus Pet. Evander Ferreira e Hugo Borges.
Suplentes: Pedro, Pedro Torres, Matheus Paes, Douglas Luiz, Breno Campos, Lucas Robinho e Luan Borges. Técnico: Luiz Felipe
Seleção Brasileira
Após a festa, no entanto, nem todos terão férias. Evander e Mateus Pet se apresentam à Seleção Brasileira sub-15 na próxima sexta-feira (6), para a disputa de um torneio internacional nos Estados Unidos.
A matéria completa da grande final você acompanha no próximo VascoTV, na quarta-feira (4).
Mais lidas
- 0 Mecanismo fará o Vasco ganhar mais uma porcentagem por Paulinho; valores TOP
- 1 Vasco mira oportunidades no mercado e quer mais TOP
- 0 Wellington Campos: Grana e goleiro chegando no Vasco TOP
- 0 Carille faz 'pedidos de Natal' para a diretoria do Vasco, diz Fabio Azevedo TOP
- 0 Felipe dá 'spoiler' e 'anuncia' a contratação de Tchê Tchê: 'Vencedor' TOP
- 0 Vasco dá passo importante visando a reestruturação financeira TOP
- 0 'Carta de Natal' do Vasco tem quatro nomes, segundo Trivela TOP
- 0 Vasco quer seguir o molde de contratação para contar com Lucas Oliveira TOP
- 0 Lista de maiores patrocínios dos clubes do Brasil é atualizada TOP
- 0 Ainda como comentarista, Pedrinho expôs como descobriu Lucas Oliveira TOP