Improvisos transformam incertezas em boas opções no Vasco
De um time de incertezas, o Vasco iniciou o ano mostrando contar com gratas surpresas. Após sofrer uma grande reformulação ao fim da última temporada, a equipe ganhou caras novas e ninguém escondia que o desempenho no início de 2013 ainda era uma incógnita. Sem ainda contar com todos os seus reforços e prejudicada por alguns desfalques, a dupla Ricardo Gomes e Gaúcho foi obrigada a fazer improvisos em todos os setores. Mas os bons resultados e os desempenhos individuais mostram que, por enquanto, tratam-se de escolhas acertadas.
Sem o lateral-direito Elsinho, machucado ainda durante a pré-temporada, coube a Abuda iniciar 2013 como lateral-direito titular. O volante ainda busca a melhor adaptação, mas participou de algumas jogadas de gol do Vasco nas três primeiras rodadas do Campeonato Carioca e foi aprovado. Nas próximas semanas, entretanto, o recém-contratado Nei é esperado para reforçar a equipe e, assim, Abuda terá de voltar a brigar por uma vaga em sua posição de origem. No entanto, a comissão técnica agora sabe que o volante é uma opção a ser considerada em caso de emergência.
Na lateral esquerda, o Vasco também começou a pré-temporada sem aquele que era considerado o titular. Thiago Feltri sofreu uma cirurgia no joelho esquerdo e deve ficar mais cerca de 15 dias parado. Assim, o volante Wendel iniciou 2013 deslocado para a posição e também correspondeu, segundo a comissão técnica. Agora, o peruano Yotún vem sendo preparado para brigar pela vaga, mas só terá condição de atuar na Taça Rio.
Sandro Silva foi contratado para ser o cão de guarda do meio-campo vascaíno. No entanto, por conta de um impasse relativo à sua transferência, ainda não foi regularizado. Assim, coube a Fillipe Soutto, de 21 anos, a tarefa de atuar à frente da defesa. Sem o porte físico característico da posição, ele procura compensar esse fato com posicionamento preciso e qualidade na saída de bola. Soutto tem ao seu lado Pedro Ken, que embora seja um meia ofensivo de ofício, começou 2013 como um segundo volante, se desdobrando em marcação e armação.
Gaúcho e Ricardo Gomes iniciaram o ano sem poder contar com Tenorio e Leonardo, centroavantes que ainda precisavam adquirir a melhor forma física. Assim, compuseram um meio-campo ofensivo agregado ao ataque. Eder Luis atuava mais fixo na frente, com Bernardo e Carlos Alberto se revezando na função de armar e concluir. No clássico contra o Flamengo, nesta quinta-feira, o Vasco terá a presença de Leonardo como homem de referência na área, já que Carlos Alberto, machucado, não joga.
Wendel afirma que pretende voltar ao meio-campo, mas destaca que neste início de ano ficou provado que, apesar de ainda precisar mostrar mais, o grupo do Vasco deixou clara a sua solidariedade, virtude compartilhada por todos mesmo em meio à grave crise no clube.
- Eu poderia me recusar a ajudar na lateral. Estou com 30 e poderia dizer que queria ficar no meu setor com mais conforto e sem pensar na equipe. Mas todos têm se empenhado em ajudar o Vasco, correndo em campo e esquecendo um pouco o lado pessoal. Todos aqui pensam dessa forma. Queremos crescer mais - destacou o volante.
Mais lidas
- 2 FV: Vasco teve reuniões com interessados para o lugar da 777 TOP
- 2 Vasco tenta aumentar a capacidade de São Januário TOP
- 4 Nicola: Cenário no Vasco faz Léo preferir deixar o clube no fim da temporada TOP
- 3 Julio Brant se posiciona após ser citado por Pedrinho na coletiva TOP
- 0 Buscando soluções, Paiva pode dar oportunidades para reforços caseiros TOP
- 0 Vasco poderá contar com Jair, Paulinho e Coutinho contra o Internacional TOP
- 0 Citados por Pedrinho rebatem sobre a coletiva TOP
- 4 Reforma de São Januário deve ser adiada para março; motivo TOP
- 0 Existe alguma previsão de receitas futuras no Vasco? Amodeo responde
- 0 Com comissão investigativa, Vasco segue imerso sobre a criação da SAF