Futebol

Imprensa européia diz que Hélton, ex-Vasco, é um goleiro impecável

A despedida do eterno ídolo portista Vítor Baía está sendo menos traumática do que se esperava. Sorte de Hélton, que nos últimos cinco jogos, levou somente dois gols (ambos de pênalti) e vem caindo nas graças da torcida.

O reconhecimento do goleiro na Europa também é grande. Nesta quarta-feira, o jornal italiano \"Gazzetta dello Sport\" colocou o ex-vascaíno como o goleiro da semana na Europa e o descreveu como \"impecável\". No Campeonato Português, as últimas atuações de Hélton ajudaram o Porto a recuperar a posição de melhor defesa da competição, ao lado do Sporting Braga.

O dono da camisa um da seleção brasileira nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, até cogitou uma volta ao Brasil no começo de 2006 - seu nome foi sondado no Corinthians -, mas o brasileiro tem conquistado a posição de titular e deixado o ídolo Vítor Baía no banco, o que tem sido raro no Estádio do Dragão nos últimos dez anos.

As boas atuações de Hélton têm coincido com a alteração tática no time coordenada pelo técnico Co Adriaanse. O goleiro agora sai mais do gol e joga bem com os pés. Até mesmo José Mourinho, treinador do Chelsea, elogia a decisão. \"Hélton sempre jogou fora da área\", declarou o ex-portista.

Fonte: Gazeta Esportiva.net