Futebol

Igor Guerra elogia crias da base vascaína: 'São dois grandes nomes'

Andrey Santos e Marlon Gomes tiveram pouco tempo para curtir as férias após o fim da temporada. Uma semana depois do encerramento da Série B, os jovens se apresentaram à Seleção sub-20 para amistosos no Chile. Agora, os dois vão disputar o Sul-Americano da categoria em janeiro e, por isso, desfalcarão o Vasco em parte da pré-temporada e do Campeonato Carioca.

Peças importantes para o técnico Ramon Menezes, os meio-campistas se consolidaram no profissional do Vasco nesta temporada e prometem ser destaque também em 2023, sob o comando de Mauricio Barbieri. O primeiro contato com o novo treinador se deu na última segunda.

Crias de São Januário, os dois tiveram parte do processo de desenvolvimento na base liderado por Igor Guerra, ex-treinador do sub-17 e do sub-20 do Vasco. Fã do futebol dos garotos, o técnico promete ficar de olho no Sul-Americano para acompanhar Andrey, Marlon e outras joias brasileiras.

- O Andrey e o Marlon são atletas que se completam. Podem e irão entregar muito na Seleção sub-20 e também no Vasco em 2023. O Andrey como um primeiro volante que participa muito da saída de bola e transição ofensiva e defensiva, e o Marlon Gomes sendo o suporte fazendo o balanço entre ataque e defesa. São dois jogadores com caraterísticas complementares e que que podem comandar e ditar o ritmo da equipe. São dois grandes nomes do Vasco e Brasil para o presente e futuro - disse ao ge.

Marlon, principalmente, será fundamental nesta temporada. Andrey, no entanto, não dá garantias de que ficará por muito tempo no Rio, apesar do contrato renovado. O volante tem sido observado por equipes europeias, e o Vasco não sabe até quando conseguirá segurá-lo.

Igor Guerra deixou o clube ao fim da temporada 2022 num momento de renovação da base do Vasco, mas deixou como legado o desenvolvimento de jogadores importantes para o futuro vascaíno. Andrey e Marlon são apenas alguns dos vários nomes promissores de São Januário.

- O Andrey e o Marlon são atletas de grande poder técnico e que conseguiram evoluir muito nessa troca com atletas mais experientes do elenco principal. O Andrey sempre teve uma característica de participar muito da saída de bola da equipe, como um primeiro volante, e ainda na base conseguimos com que ele jogasse como segundo volante e pisasse mais na área. Hoje o Andrey é um atleta que participa de todas as fases do jogo e isso o coloca em um nível muito elevado.

Andrey conquistou a titularidade na quarta rodada da Série B e não saiu mais do time. Além da saída de bola, com qualidade diferenciada nos passes, terminou a competição como vice-artilheiro do Vasco, com oito gols, atrás apena

Já Marlon foi integrado ao profissional no meio da temporada e fez sua estreia na 19ª rodada. Três jogos depois, virou titular. Terminou a Série B com 18 jogos, dois gols e duas assistências.

- O Marlon é aquele meio-campista que joga de área a área. Um jogador muito inteligente para ler espaços e que consegue entregar seu melhor atuando em várias funções do meio pra frente. É muito forte nos confrontos. São dois atletas que entregam muito daquilo que o futebol atual pede: leitura de jogo, inteligência para ler os espaços, intensidade nas fases do jogo e participação tanto defensiva como ofensiva. Já na base se destacavam e tenho certeza que, com o amadurecimento da temporada atual, vão ajudar muito o Vasco em 2023 e também à Seleção sub-20 - concluiu Igor Guerra.

Andrey e Marlon se apresentam à seleção brasileira no dia 5 de janeiro e serão liberados em 13 de fevereiro, um dia depois da competição que acontece na Colômbia. Os dois ficarão de fora dos amistosos contra River Plater e Inter de Miami, nos Estados Unidos, e das oito primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

Igor Guerra no Vasco em 2021:

Sub-17

  • 28 jogos (18 vitórias, 7 empates e 3 derrotas)
  • 55 gols feitos
  • 22 gols sofridos
  • 72,6% de aproveitamento

Sub-20

  • 20 jogos (12 vitórias, 3 empates e 5 derrotas)
  • 45 gols feitos
  • 23 gols sofridos
  • 65% de aproveitamento

Igor Guerra no Vasco em 2022:

Sub-20

  • 38 jogos (21 vitórias, 13 empates e 4 derrotas)
  • 92 gols feitos
  • 36 gols sofridos
  • 66,6% de aproveitamento

Igor Guerra foi demitido pelo Vasco no início de novembro. Ele segue sem clube e vai definir o futuro após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Jr. Para o seu lugar, o clube carioca contratou William Batista, que estava no América-MG.

Fonte: ge