Categorias de base

Ídolo vascaíno Acácio pede Jordi como titular em 2014

Jordi durante entrevista concedida ao Só dá Base em São Januário- Foto: Só dá Vasco

Tricampeão Carioca (82, 87 e 89) e campeão Brasileiro em 1989, Acácio Cordeiro Barreto, popularmente conhecido como "Acácio Paredão", é considerado por muitos um dos maiores goleiros da história do Vasco da Gama. Revelado pelo Serrano, o hoje treinador de futebol vem acompanhando de perto a trajetória do Gigante da Colina no Campeonato Brasileiro. Assim como todos os comentaristas, o ídolo também lamenta a ausência de um camisa 1 confiável na meta cruzmaltina.

Apesar do momento ruim dos outros arqueiros, Acácio acredita que ainda é cedo para efetivar Jordi como titular do time profissional. Segundo ele, o momento do clube não é apropriado para o lançamento do jovem:

- Eu ouço dizer que o Vasco vai lançar o Jordi. Tem que ter muita calma para lançar um goleiro do potencial do Jordi. Ele tem muito potencial. O Vasco acabou de ser campeão da Taça Belo Horizonte e ele foi um dos responsáveis por essa campanha. Tem que ter calma na hora de lançá-lo, até porque o Vasco atravessa por um momento difícil nessa posição. Não é o momento de lançar esse goleiro agora - disse o ex-goleiro ao programa "Só dá Vasco".


Na opinião de Acácio, o clube de São Januário precisa preparar Jordi para iniciar a próxima temporada como titular. O talento demonstrado pelo jovem nas últimas competições da base faz o ex-jogador ser contra a contratação de um novo arqueiro em 2013:
 
- Eu acho que o momento ideal para lançá-lo é no Estadual. Agora não. Eu penso que experiência só se adquire na prática. Como o Jordi vai pegar experiência apenas sentado no banco? Não vai pegar nunca...Ele tem que entrar em campo e jogar. Só que o momento não é propício para colocar ele. Você pode queimar etapa e queimar um goleiro por conta do momento ruim da equipe. Agora eu sou a favor dele jogar no Estadual após uma pré-temporada bem feita. A exigência de um Estadual não é a mesma que de um Brasileiro. Defendo essa tese pelo fato desse goleiro já ter demonstrado um enorme potencial. O Vasco não precisa contratar goleiro para o ano que vem. Acho que o ano que vem é o ano de Jordi - afirmou o antigo camisa 1 cruzmaltino ao programa "Só dá Vasco".

Atualmente com 20 anos de idade, Jordi renovou contrato com o cruzmaltino recentemente até setembro de 2016. O garoto de Volta Redonda já foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 e foi um dos grandes destaques do Vasco na Taça Belo Horizonte. No momento, o camisa 1 do juniores está lesionado.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

 

Fonte: Blog Meninos da Colina