Ídolo Mazzaropi completa 59 anos nesta quarta-feira
Geraldo Pereira de Matos Filho nasceu em Além Paraíba-MG, no dia 21 de novembro de 1953. Mais conhecido como Mazaropi, ele fez história no Gigante da Colina. O goleiro recebeu esse apelido ao chegar com suas roupas simples ao treino, lembrando o famoso humorista da época. Mazaropi chegou ao Vasco no ano de 1970 para jogar pelas categorias de base do clube e estreou no time principal três anos depois, na reserva de Andrada.
O novo goleiro cruzmaltino chegou a participar do grupo que foi campeão brasileiro em 1974, no banco de suplentes. Tornou-se titular apenas no ano seguinte, com a saída de Andrada, e foi campeão Carioca em 1977. Em 1979, o goleiro foi emprestado ao Coritiba, mas retornou ao Gigante um ano depois, permanecendo até o início de 1983, sendo campeão carioca novamente em 1982.
Entre 1977 e 1978, Mazaropi bateu um recorde mundial: ficou 1.816 minutos sem sofrer gol. Por esse feito, recebeu um prêmio da IFFHS anos depois.
Após sua carreira como jogador, Mazaropi entrou para política e foi vereador de Porto Alegre em 1992. Ele recebeu 5.361 votos. Porém, abandonou o cargo para aceitar o convite de Otacílio Gonçalves para ser treinador de goleiros no Japão. Mazaropi passou oito anos exercendo esta função em vários clubes como Yokohama Marinos e Nagoya Grampus. Porém, após tanto tempo fora, decidiu aceitar o apelo da família e regressou ao Brasil.
Em 21 de dezembro de 2008 Mazaropi assumiu como técnico da SER Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de recolocar a equipe na primeira divisão do Campeonato Estadual. Em fevereiro 2010, Mazaropi assumiu o Futebol Clube Santa Cruz, onde disputou o Gauchão de 2010.
Títulos pelo Vasco:
Taça Guanabara 1976 e 1977
Campeonato Carioca 1977 e 1982
Campeonato Brasileiro 1974
Mais lidas
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco TOP
- 0 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 O jeito que o Cuiabá aceita negociar Isidro Pitta, especulado no Vasco TOP
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira TOP
- 0 Ramón Díaz teria pedido a contratação de Vegetti
- 0 FV: Vasco apostará nos ativos para recuperar a boa fase no Brasileiro
- 0 Árbitro de Vasco x Atlético-GO já apitou um jogo do Cruzmaltino esse ano
- 0 Vasco tem conversas, oferecimentos e busca por perfil do novo técnico
- 0 GDC: Plano A na busca por um técnico e 'questão financeira dificultada'
- 0 Reviravolta? Agora em nova função, Souza pode ganhar mais oportunidades