Futebol

Humberto Rocha explica saída de Muralha, hoje no Flamengo

O Gerante das Divisões de Base do Futebol do Vasco, Humberto Rocha, responsável por negociar os contratos dos atletas do futebol de formação do clube, foi instado a explicar a saída do atleta Muralha do Vasco para o Flamengo já que este último sagrou-se campeão da Copa SP.

A reportagem é de Luiz Alexandre e Marco Vasconcelos da Super Rádio Tupi e publicada no site Superesportes onde você a encontra na íntegra.\"\"

Gerente das Divisões de Base do Futebol do C.R. Vasco da Gama

Na verdade, ele não foi dispensado. O que aconteceu foi que não houve um acordo econômico. O pai dele, junto do procurador, pediu os direitos econômicos e financeiros em um nível que seria prejudicial ao clube. Houve uma proposta deles, nós fizemos uma contra-proposta, mas eles não gostaram.

O pai dele achava que ele deveria ganhar um salário muito maior do que o Vasco tinha condições de dar. Fizemos várias reuniões, mas não houve acordo. O atleta não foi dispensado, ele simplesmente saiu por conta própria

Do jeito que está o futebol, um menino que tem 16 anos, mas não tem contrato profissional, deixa o clube muito facilmente. Nós sabemos que a Lei Pelé enfraqueceu demais as categorias de base dos times. Todos que acompanham o futebol sabem disso.

Desde que começou a nossa gestão, nenhum jogador considerado revelação saiu do clube. Esse atleta quis sair por conta própria, ele visualizou muito mais o dinheiro do que a formação. No nosso entendimento, a formação, no início, é muito mais importante que o dinheiro que ele possa ganhar com 16 anos.

O pai dele não entendeu assim. Pode ser que tenham forçado a barra para ele ir para o Flamengo, mas o que aconteceu, foi que o atleta quis seguir o caminho dele em outro lugar.

O que acontece. Você pega um menino muito novo, com 8 ou 9 anos, investe na educação, na formação esportiva, e quando ele chega aos 16 anos, aparece alguém e se refere a ele como \"o meu jogador\". O empresário não se refere ao jogador como sendo do clube, diz que o jogador é dele.

Não investiram nada, alguns são maus representantes e parceiros de si mesmo. Só se preocupam no que vão ganhar financeiramente. Não é assim, existe toda uma formação para que um jovem se torne um atleta de futebol e possa jogar em alto nível. Essa atividade empresarial no futebol dá muito lucro, então, ninguém está preocupado com isso. A maioria está preocupado com o Seu Bolso Futebol Clube.

Fonte: Blog de Base