Futebol

Hoje no Vasco, Gomes e Diego Souza fizeram história no Fluminense

A rivalidade entre Vasco e Fluminense remonta a tempos do fim do amadorismo do futebol. Quase 90 anos depois, na era profissional, o jogo de hoje, às 18h, no Engenhão,mantém arixa.

E a importância que um clássico tem para quem precisa se afirmar no Campeonato Brasileiro, no caso do tricolor , que está em oitavo lugar , e terá a volta de Fred após ser poupado. Ou continuar no encalço dos líderes —pode chegar à vice-liderança —como pretende aequipe de São Januário, que está completa. As provocações ficam acargo dos torcedores. Nas quatro linhas, o respeito é grande. Não só pelo profissionalismo, mas tambémpela relação típica da troca de clubes do futebol brasileiro, que faz jogadores e técnicos fincarem raízes em diferentes times.

No Vasco, as lembranças trazidas das Laranjeirasnão são poucas. Do treinador ao camisa 10, o tricolor fez parte da vida de alguns que hoje honram a Cruz de Malta. Ricardo Gomes e Diego Souza têm muito a agradecer ao rival do dia, por exemplo.Mas preferem se concentrar no presente e, a pedido do clube atual, falar pouco do passado para evitar polêmicas.

Ricardo jogou mais de 10 anos no Fluminense e, tricampeão carioca (1983/84/85) ecampeão brasileira (1984), foi um dos principais zagueiros do clube. Mas, como técnico, foi somente no antigo rival, o Vasco, que conseguiu um título de expressão no futebol brasileiro, a Copa do Brasil deste ano. Do outro lado estará Abel Braga, que também tem ligação afetiva com o Vasco.

— O jogo não é Abel x Ricardo, nem Ricardo x Abel, é Vasco x Fluminense — resumiu.

Felipe: pronto para voltar

Diego Souza vestiu o uniforme tricolor da infância até completar 20 anos e ser vendido ao Benfica, de Portugal. O carinho, nunca escondeu, mas evita falar do ex-clube às vésperas de clássicos. Lá conquistou seu primeiro título profissional, o Carioca de 2005, com Abel como técnico. Assim como Ricardo Gomes, somente no Vasco ganhou seu principal troféu — a Copa do Brasil.

Totalmente identificado como Vasco, ídolo com sete títulos pelo clube, Felipe, que está àdisposição do técnico, também teve seu momento tricolor em 2005 ao lado de Diego Souza. Até mesmo ozagueiroDedé tentou asorte nas Laranjeiras, mas não teve muito sucesso. Afeições à parte,cada qual defenderá seu clube atual, em busca de três pontos que podem determinar o rumo que os times terão neste Campeonato Brasileiro.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo