Futebol

História do Vasco mostra que clube sabe como poucos superar adversidades em

Renato Gaúcho não precisa procurar em outras vizinhanças exemplos que possam provar que a permanência do Vasco na Primeira Divisão é possível. O treinador tem dentro de São Januário a maior fonte de inspiração de que a tarefa de escapar do rebaixamento não é tão espinhosa quanto se imagina.

Assim como no Brasileirão de 1974, quando o Vasco iniciou o quadrangular final mal cotado e se sagrou campeão, os jogadores que enfrentarem o Vitória terão de fazer algo mais do que jogar futebol. Eles terão de superar a desconfiança dos que não acreditam em resultados negativos de Atlético Paranaense, Náutico e Figueirense.

Além da fé na combinação favorável, os vascaínos precisarão de perseverança. Mesmo com a dependência de outros jogos, o time terá de lutar até o apito final. Da mesma forma aconteceu na decisão da Copa Mercosul, em 2000. A virada vascaína sobre o Palmeiras, dentro do Parque Antarctica, depois de estar perdendo por 3 a 0, ficou na memória de muitos como a maior prova de superação de uma equipe durante um jogo de futebol.

– Nós escutamos que os jogadores se reuniram no vestiário, acharam que era possível e correram atrás.

Agora, a situação não depende só de nós. Temos de estar ligados em três estádios e torcendo por dois resultados negativos – disse Edmundo.

Ciente das dificuldades, o camisa 10 não precisa ir muito longe para constatar que muitas vezes um prognóstico pode ser quebrado. Em 2004, poucos acreditavam numa vitória do Vasco em casa sobre o líder do Brasileiro para escapar da Segunda Divisão. Entretanto, o Atlético Paranaense foi derrotado, a torcida deixou a Colina em festa e o clube seguiu firme e forte na Série A. Assim como pode acontecer no domingo.

Confira alguns casos de superação do Vasco

1958 Supersupercampeonato O maior Carioca de todos os tempos O Vasco, depois de estar com o título nas mãos, perdeu os dois últimos jogos e terminou empatado com Flamengo e Botafogo. Depois de um triangular final, o supercampeonato, novo empate. No supersupercampeonato, o Vasco superou a desconfiança de todos e foi campeão.

1974 A conquista do azarão O primeiro título brasileiro No Brasileiro de 1974, o Vasco era apontado como um time mediano. Sem alarde, o Cruzmaltino alcançou o quadrangular final, que tinha também os favoritos Santos, Cruzeiro e Internacional. Para quem apostou que ali seria o fim da linha, a surpresa: o Gigante da Colina ficou com a taça!

2000 É o time da virada Noite inesquecível Fim do primeiro tempo. O Vasco perdia por 3 a 0 para o Palmeiras na final da Copa Mercosul. A torcida no Parque Antarctica já gritava “é campeão!”. Depois do intervalo, Romário & Cia. fizeram o impossível. Com um homem a menos, marcaram quatro gols e ficaram com o título.

2004 Como se fosse um título Fuga do rebaixamento Na penúltima rodada do Brasileiro, o Vasco entrou em campo com a missão de vencer o Atlético Paranaense, então líder, para fugir da degola.

A torcida, que não vinha apoiando o time, lotou São Januário e fez a festa da vitória como se fosse a conquista de um campeonato.

Fonte: Lance