Futebol

História: Clube comemora Sul-Americano de 48

O futebol nacional coleciona títulos no exterior. Mas o primeiro a conseguir esta façanha foi o Clube de Regatas Vasco da Gama. Ontem, fez 59 anos que o Gigante da Colina realizou essa proeza. Em uma partida emocionante, no estádio Nacional de Santiago no Chile, o Vasco empatou em 0 a 0 com o River Plate e garantiu o título Sul-Americano sem perder sequer uma partida. Na época, o time mais badalado era o River Plate de Di Stéfano e de Miguel Labruna, além do perigoso Nacional do Uruguai que tinha o artilheiro Atílio Garcia. Mas nem eles foram páreo para o “Expresso da Vitória”.

Nem mesmo a poderosa Seleção Brasileira tinha ainda conquistado um título fora no exterior. Os heróis dessa memorável conquista são lembrados todos os dias no placar eletrônico de São Januário que exibe com orgulho:

“1º campeão Sul-Americano invicto.”Neste mesmo ano de 1948, o Vasco completava 50 anos de sua existência e entrava de vez para história do futebol mundial. No ano de 1996 a confederação Sul-Americana de Futebol reconheceu a conquista e oficializou o Vasco, como primeiro time, campeão do continente.

Com esse reconhecimento oficial, em 1997, o Vasco foi convidado a participar da Supercopa da Libertadores. Sua estréia foi contra o Peñarol em São Januário. Na ocasião, o Time da Colina venceu a partida por 3 a 1 e alguns jogadores de 1948 foram homenageados.

Fonte: Jornal dos Sports