Futebol

História: Blog retrata trajetória de Bismarck pelo Vasco

CORREIO DA COLINA - BISMARCK

“Li em uma revista “Lance” que Bismarck marcou 109 gols com a camisa Vasco. Estou procurando descobrir contra qual time fez o primeiro e o 13º Gosto de estudar numerologia no futebol, especialmente do meu time”. Lavínia Mara Fernandes Silva, de Barra do Piraí-RJ.

Minha bela romana! Ou Lavínia não era uma romana bela? Se não for uma será a outra. Mas vamos lá. O sacolejo inicial do alemão (ou Bismarck não era um alemão?) na sacola alheia aconteceu pelo interiorzão desse Brasilzão legal demais. Legalzão! Sabe onde? Na cidade maranhense de Codó.

Pois bem, Laví! Enquanto a Cidade Maravilhosa fervilhava de festas de fim de ano, confraternizações de colegas de trabalho, formaturas, etc, os cartolas da Colina mandaram a rapaziada caçar uns níqueis lá no Maranhão, perto de Caxias, a terra de Gonçalves Dias, aquele do “Minha terra tem palmeiras/Onde canta o sabiá/As aves que aqui gorjeiam/Não gorgeiam como lá”. Sacou? Era 6 de dezembro de 1987 e o Vasco sapecou 6 x 0 na seleção municipal, com o garotão Bismarck comparecendo ao filó para fazer a metade do serviço.

Logo, não fez o primeiro, mas os três primeiros. O “trêzimo” explodiu na rede em um amistoso contra o Independência, em Rio Branco, no Acre, quando o Vasco mandou 3 x 0, em 22 de julho de 1988, amistosamente.

Bismarck jogou pelo Vasco até 14 de maio de 1993 e saiu fazendo parte da turma com mais de 100 gols cruzmaltinos, uma patota que inclui Roberto Dinamite, Romário, Ademir Menezes, Pinga, Ipojucan, Vavá, Valdir ‘Bigode”, Sabará e Edmundo.

Fonte: Kike da Bola