Futebol

História: Ademir, o grande comandante do título de 1949

No Campeonato Carioca de 1949, o confronto entre os cruzmaltinos e os rubro-negros ficou marcado pela chegada do centroavante Heleno de Freitas, trazido pelo presidente do Vasco, Antonio Rodrigues Tavares, depois de não se adaptar ao futebol argentino. Heleno brilhou na tarde de 21 de agosto, quando o time venceu o Flamengo de virada, por 5 a 2, depois de estar perdendo de 2 a 0, gols de Augusto (contra) e Gringo.

Mas foi Ademir Menezes (foto), o responsável pelo empate vascaíno, ao dar um passe perfeito de cabeça para Maneca marcar e, dar início ao massacre rubro-negro. O atacante foi o artilheiro com 31 gols marcados, no momento em que o Vasco conseguia a inacreditável média de 4,2 gols por partida.

A virada do Vasco sobre o Flamengo provocou uma verdadeira crise no rival. O atacante rubro-negro, Jair da Rosa Pinto foi negociado com o Palmeiras, após ter sido acusado de não cooperar com a sua equipe, pelo fato de jogar contra seu ex-clube.

O show de futebol também ficou por conta de Barbosa, Augusto, Wilson, Eli, Danilo e Alvim. O Vasco jogou sua melhor partida, segundo os críticos da época, e não foi à toa que, viria a ser campeão carioca daquele ano.

Fonte: Jornal dos Sports