Heróico, Vasco arranca empate no clássico da polêmica
Sentindo-se injustiçado por não poder mandar o clássico contra o Fluminense em São Januário, o Vasco fez de tudo para desdenhá-lo. Mandou a campo um time misto, entrou com uma tarja preta em sinal de luto e sequer enviou as bolas para o jogo - obrigatoriedade do mandante. Mesmo assim, arrancou um empate por 1 a 1 e tirou o rival da liderança do Campeonato Brasileiro.
As duas equipes continuam invictas no torneio, mas o time tricolor ainda está em melhor situação, com sete pontos e na segunda posição. O Vasco chegou aos cinco e ocupa o nono lugar.
Mas o clássico ficou marcado pelas retaliações do clube cruzmaltino à decisão judicial tomada na última sexta-feira que retirou o jogo de São Januário e o marcou para o Maracanã.
Sentado na tribuna de honra, o presidente do clube, Eurico Miranda, tinha uma faixa preta amarrada ao braço. O procedimento foi estendido aos jogadores. Surpreendentemente, o técnico Renato Gaúcho poupou a maioria dos titulares - apenas três deles começaram jogando - alegando prioridade à Copa do Brasil.
\"A maioria dos clubes está poupando os jogadores para a Libertadores. O Vasco é um grande clube também e tem o direito de poupar jogadores para jogar a Copa do Brasil\", disse o treinador, sem convencer muito.
A estratégia - ou retaliação - do time misto deu certo no primeiro tempo, quando Abedi marcou um belo gol. Porém, o Fluminense conseguiu o empate com Tuta. Estrela proeminente do time tricolor, o atacante Lenny teve atuação discreta e foi bastante hostilizado pela torcida vascaína.
Agora, os dois clubes focam as partidas de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil. O Fluminense enfrentará o Cruzeiro, no Maracanã, e o Vasco receberá o Volta Redonda, em São Januário.
Diante de tantas confusões pré-jogo, os jogadores iniciaram a partida sob forte tensão. Os erros de passe se sucederam e as chances só começaram a acontecer após os 20min. E, apesar de atuar com um time misto, o Vasco foi bem mais perigoso.
Aos 22min, Claudemir chutou de longe e Fernando Henrique espalmou. O Fluminense só ameaçou aos 29min, quando Petkovic chutou de fora da área e Cássio defendeu. No lance seguinte, o time cruzmaltino abriu o placar.
Andrade chutou de fora da área e Fernando Henrique espalmou parcialmente. Na sobra, aos 33min, Ramon matou no peito e ajeitou de cabeça para Abedi. O meia chutou de primeira, no ângulo esquerdo.
O gol inflamou o jogo. No lance seguinte, Abedi quase marcou outro lindo gol, mas a bola foi para fora. O Fluminense reagiu com duas bolas no travessão. Primeiro, em cobrança de falta de Petkovic, aos 36min.
Depois, Arouca pegou sobra da zaga e chutou forte no travessão de Cássio. Em novo rebote, Petkovic cruzou para Tuta, de cabeça, mandar por cima do gol. Lenny ainda deu uma boa arrancada pela ponta esquerda e cruzou para a área. Eder desviou e quase marcou um gol contra.
Antes do segundo tempo, os jogadores do Fluminense se reuniram no centro do gramado para se reorganizarem. E a medida deu certo. Depois de uma pressão nos primeiros minutos, o empate aconteceu aos 13min. Arouca foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para
Tuta dominar e marcar.
O time tricolor continuou melhor após o empate, mas a zaga vascaína suportou a pressão. Aos 28min, Tuta recebeu na área e, atrapalhado por Claudemir, chutou próximo à trave direita. Pouco antes, Faioli arrancou do meio-campo e chutou por cima.
No fim, o Vasco ficou postado defensivamente e o rival intensificou a pressão. Aos 41min, Cláudio Pitbull cruzou da esquerda e Evando, que acabara de entrar, cabeceou na trave. Aos 45min, Pitbull chutou da entrada da área e Cássio defendeu parcialmente. No rebote, Lenny deu drible desconcertante em um zagueiro e o goleiro vascaíno novamente defendeu.
VASCO
Cássio, Claudemir, Fábio Braz, Eder e Alberoni (Diego); Ives (Ygor), Andrade, Ernani, Abedi (Jorge Luiz), Ramon;
Faioli
Técnico: Renato Gaúcho
FLUMINENSE
Fernando Henrique; Thiago Silva, Roger (Evando) e Thiago; Rogério, Romeu (Cláudio Pitbull), Arouca, Petkovic e Marcelo; Lenny e Tuta
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Data: 30/04/2006
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (Fifa/PE)
Assistentes: Erich Bartholomeu Bandeira e Ubirajara Ferraz Jota (ambos do PE)
Cartões amarelos: Thiago Silva (F), Yves (V), Eder (V)
Gols: Abedi, aos 33min do primeiro tempo; Tuta, aos 13min do segundo tempo
- SuperVasco