Futebol

Herói do rival tem vários gols contestáveis na carreira

Zico sempre anotou seus gols num caderninho. Nas contas do Galinho, ele marcou 811 gols em 1.169 jogos. E neles há muitos também contestáveis. A lista pode ser encontrada no site oficial de Zico na Internet ou na biografia \"Zico 50 anos de futebol\", dos jornalistas Roberto Assaf e Roger Garcia.

Para começar, o ídolo rubro-negro conta 43 gols em jogos-exibição, a maioria realizada após o encerramento de sua carreira. Assim como os oito gols pela seleção de Masters. Mas há também vários amistosos do Flamengo contra times ou combinados de qualidade bem contestável.

Zico marcou gols em 1973 contra o Uacec, de Colatina-ES, e a seleção de Cachoeiro. Em 1974, contra o Icasa-CE (3 gols) e a seleção do Zaire (3). Em 1975, o Flamengo fez amistosos contra a seleção de Vassouras (1 gol) e a seleção de Goiás (1). Em 1976 foi a vez de marcar três gols na goleada de 11 a 1 sobre o Central/RJ, mais um gol contra o Portela/RJ e a seleção do Amazonas e outros dois gols no combinado Itabiana/Sergipe.

Em 1978, o Flamengo enfrentou a seleção do Vale do Paraíba-RJ (1 gol) e a seleção de Roraima (3). Em 1979 foram gols contra o Fluminense de Friburgo, o Itabuna-BA e o Santo Antônio-ES. Em 1980, Zico fez dois gols em um amistoso contra a Ferroviária-RO. Pelo Udinese, Zico fez cinco gols no Maniago-ITA na goleada de 11 a 1.

Há ainda três gols defendendo, em 1982, a seleção carioca em um jogo beneficente contra a seleção paulista. E mais um pela seleção de Brasília contra a seleção de Santa Catarina, em 1983. Por fim, Zico ainda acumula alguns gols pela seleção brasileira contra um combinado do Rio (cinco gols em 1978), contra a seleção goiana (um gol em 1978) e contra a seleção de novos (dois gols em 1980).

Fonte: ge