Futebol

"Herança Maldita": presidente novo, problemas velhos: Figueirense 2 x 1 (Vej

A presença do presidente Roberto Dinamite em Santa Catarina não foi suficiente para levar o Vasco ao primeiro triunfo fora de casa no Campeonato Brasileiro. Mesmo saindo na frente, a equipe carioca permitiu a virada do Figueirense, que derrotou os visitantes em menos de 15 minutos por 2 a 1, pela nona rodada da competição.

Enfrentando o Quarteto Fantástico vascaíno, o alvinegro catarinense atuou marcando sob pressão, ficou com a posse de bola a maior parte do tempo e, mesmo desperdiçando um pênalti, chegou aos 12 pontos na tabela de classificação, ultrapassando o time cruzmaltino, que permanece com 11.

PRIMEIRO TEMPO

O Figueirense iniciou a partida pressionando o sistema defensivo do Vasco, no entanto, sem muita objetividade nas conclusões. O Quarteto Fantástico do adversário começou desmontado, com Leandro Amaral e Jean muito recuados, tentando escapar da marcação.

Leandro Amaral, aos 19 minutos, acertou a trave após troca de passes entre o Animal e Morais. Aos 35min, quanto o confronto estava equilibrado, Edu Sales, livre, recebe passe de Magal na grande área, dribla Tiago e recebe a falta. No entanto, Cleiton Xavier cobra mal o pênalti, sem força, e o goleiro cruzmaltino defende em seu canto esquerdo sem dar rebote.

Sem muitas chances criadas, o gol do jogo surgiu em um lance de bola parada. Morais, aos 44 minutos, cobrou falta lateral sofrida por Leandro Amaral. Após confusão na área, o camisa 11 chutou no travessão e, no rebote, Rodrigo Antônio completou - o arremate foi novamente na trave superior, mas caiu dentro da meta.

SEGUNDO TEMPO

A equipe de Florianópolis retornou para a etapa final em busca do gol de empate, porém, outra vez não mostrou competência nas finalizações. E, aproveitando-se do avanço do adversário, ameaçou em alguns contra-ataques, criando as melhores oportunidades de marcar.

O Figueirense teve um gol anulado aos 20 minutos - Ricardinho recebeu na esquerda do ataque, na área do rival, e bateu rasteiro, mas a arbitragem assinalou impedimento do meia. Aos 27min, Edmundo cobra falta de longa distância e acerta o travessão de Wilson.

Quando o Vasco parecia ter o jogo sob seu controle, o alvinegro catarinense conseguiu a vitória. Aos 32 minutos, a defesa vascaína rebate cruzamento para a entrada de sua área e Cleiton Xavier acerta belo chute no canto esquerdo do goleiro Tiago.

E, aos 41min, Rodrigo Fabri ganhou de Leandro Amaral pela direita de ataque e cruzou para o meio da área. Cleiton Xavier ganhou de cabeça e deu três pontos ao Figueirense.

FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE 2 X 1 VASCO

Estádio: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data/hora: 6/7/2008 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)

Renda/público: não divulgados

Cartões amarelos: Bruno Aguiar e Leandro Soares (FIG); Rodrigo Antônio, Tiago e Vilson (VAS)

GOLS: Rodrigo Antônio, 44\"/1ºT (0-1); Cleiton Xavier, 32\"/2ºT (1-1); Cleiton Xavier, 41\"/2ºT (2-1).

FIGUEIRENSE: Wilson, Anderson Luis, Bruno Aguiar, Bruno Perone e Leandro Soares (Rodrigo Fabri, 11\"/2ºT); Diogo, Magal, Marquinho, Cleiton Xavier; Edu Sales (Rafael Coelho, 26\"/2ºT) e Tadeu (Ricardinho, intervalo). Técnico: Paulo César Gusmão.

VASCO: Tiago, Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Vilson e Pablo; Rodrigo Antônio, Jonílson (Mateus, 13\"/2ºT), Morais e Jean (Alex Teixeira, 25\"/2ºT); Leandro Amaral e Edmundo. Técnico: Antônio Lopes.

Gols:

Fonte: Lancenet!