Futebol

Henrique será o sexto lateral esquerdo a atuar na temporada

A confirmação de jovem Henrique entre os titulares do Vasco para o clássico de domingo evidenciou um dos principais problemas do elenco Cruz-Maltino: a lateral-esquerda. Desde a saída de Ramon, em 2011, não houve um jogador da posição que conseguiu se firmar. Em dois anos, o clube alternou entre nomes consagrados, improvisados e apostas.

Nesta temporada, quando a equipe ainda era comandada por Paulo Autuori, o lateral peruano, Yotún, teve algumas oportunidades durante o campeonato carioca. Sem sucesso, a opção de Autuori foi improvisar o lateral-direito Nei no lado oposto do campo.

O último \"dono da posição\" foi o volante Jumar, testado por Ricardo Gomes , na campanha vitoriosa da Copa do Brasil, e mantido por Cristovão Borges no Campeonato Brasileiro. Outro lateral testado foi Márcio Careca, que não agradou e acabou dispensado. Ainda em 2011, Julinho foi contratado, mas não repetiu as boas atuações que teve defendendo o Avaí e disputou apenas 13 partidas com a camisa do Vasco.

Em 2012, a diretoria vascaína seguiu a sua busca. Após uma boa passagem pelo Atlético-GO, Thiago Feltri acertou com o Vasco para a disputa da Libertadores da América. No entanto, o desempenho ruim do jogador somado aos problemas musculares fizeram com que Cristovão Borges improvisasse o meia Felipe na posição.

A atual temporada começou com o volante Wendel improvisado, além de Thiago Feltri, que já deixou o clube. O jovem Henrique, escolhido por Dorival Júnior para o clássico contra o Fluminense, é o sexto jogador a atuar pelo lado esquerdo do Vasco este ano. Dieyson, Yotún, Thiago Feltri, além de Wendel e Nei, improvisados, atuaram na posição.

Além de atuar na posição mais carente do clube nos últimos anos, o jogador terá que enfrentar essa responsabilidade em sua primeira partida como profissional, no Maracanã. O jogo está marcado para as 18h30.

Fonte: Yahoo Esporte Interativo