Futebol

Hélton, Mauro Galvão e Leandro Amaral crêem na classificação do Vasco, hoje

Às vésperas da decisiva partida contra o Sport, Antônio Lopes agregou valores psicológicos em seu trabalho. A motivação e até mesmo a provocação têm sido importantes aliados na estratégia do treinador. A histórica virada de 4 a 3 sobre o Palmeiras, na final da Copa Mercosul de 2000, e a goleada de 3 a 0 sobre o Lanús (ARG), pela Copa Sul-Americana de 2007, são alguns dos exemplos usados durante as conversas com o grupo.

Passados quase oito anos da conquista da Mercosul, as cenas da decisão continuam intactas na memória de Hélton. Mesmo de férias em Portugal, o goleiro do Porto acompanha o noticiário brasileiro.

Ciente da situação do Vasco, Hélton relembra lances do duelo contra o Palmeiras e mostra confiança na classificação do Cruzmaltino para a final da Copa do Brasil.

– A decisão da Mercosul é a maior recordação que tenho do Vasco e pode servir de inspiração para o atual grupo. Pela história e tradição do clube, não considero impossível a classificação. OVasco já demonstrou em outras ocasiões que costuma ser forte em momentos adversos – disse Hélton.

Mauro Galvão esteve presente na decisão contra o Palmeiras e revela que a vitória marcou uma importante virada no histórico de conquistas do Vasco. Afinal, após vencer o Torneio Rio-São Paulo de 1999, a equipe perdeu quatro finais: os Cariocas de 1999 e 2000, o Rio-São Paulo e o Mundial de Clubes, estes em 2000.

– Criamos forças. Após uma seqüência de títulos, estacionamos no do Rio-São Paulo de 1999. O Vasco tem a chance de chegar à final e acabar com um longo jejum de títulos (cinco anos). Se repetir as boas atuações em São Januário, terá condições de conseguir a esperada virada contra o Sport– disse Galvão.

Leandro Amaral foi um importante personagem da goleada de 3 a 0 sobre o Lanús (ARG), pela Copa SulAmericana de 2007. Muitos duvidaram da virada em São Januário após a derrota de 2 a 0 na Argentina.

– A primeira coisa que passou na minha cabeça foi o duelo contra o Lanús. Em casa, o Vasco obteve o placar que precisava para avançar.

Creio na virada – disse Leandro.


Em São Januário, o Vasco se agiganta mais. Tenho certeza de que somos capazes de conseguir a classificação para a final da Copa do Brasil
Antônio Lopes

É preciso ter frieza e consciência do que deve ser feito. Creio que todos querem entrar para a história e, portanto, honrarão a camisa do Vasco contra o Sport
Hélton ex-goleiro do Vasco, hoje no Porto 

O Vasco teve tempo para se preparar para o segundo jogo. Isso é uma vantagem. O Sport é um bom adversário, mas não imbatível
Mauro Galvão

O Vasco tem qualidade para construir o resultado necessário para avançar
Leandro Amaral 

Fonte: Lance