Futebol

Há exatos três anos, PC Gusmão era anunciado como treinador

Após a péssima campanha durante as sete primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2010 (uma vitória, dois empates e quatro derrotas), indo para a pausa em virtude da Copa do Mundo da África do Sul na penúltima colocação da competição, o Vasco anunciava oficialmente, há exatamente três anos, a contratação de Paulo César Gusmão junto ao Ceará. Celso Roth deixou o clube nessa pausa para assumir o Internacional, onde meses depois, em dezembro, sofreria o vexame de ser eliminado pelo Mazembe no Mundial de Clubes da FIFA.

PC Gusmão deixava o Ceará na vice-liderança do Campeonato após uma arrancada que assombrou o meio futebolista brasileiro (depois houve forte queda, com o clube terminando a competição na 12ª colocação). O treinador falou o seguinte à imprensa após o anúncio de sua contratação por parte do Vasco, deixando um clube na vice-liderança para assumir um na vice-lanterna:

- É um momento difícil, mas acredito no trabalho. Quando eu cheguei no Ceará, o time também estava em baixa mas acabei tendo sucesso. Recusei algumas propostas, principalmente de fora do país (duas do mundo árabe e uma da Coreia), porque queria ficar no Brasil. Aceitei porque minhas filhas são pequenas e eu quero ficar mais perto delas e porque vou comandar o Vasco, que foi um clube que me abriu as portas como técnico. Tenho esse carinho especial pelo time - assegurava PC, que começou sua carreira de treinador exatamente no Gigante da Colina, em 2001, e já havia ocupado no clube as funções de preparador de goleiros e auxiliar técnico. Como jogador, foi goleiro reserva do Vasco, na década de 80, tendo como principais títulos os Campeonatos Cariocas de 1987 e 1988.

O Vasco traria na janela de transferências jogadores como Felipe, Éder Luís e Zé Roberto, além de contar com um vertiginoso crescimento de Dedé, que, antes da pausa para a Copa, na qual o Bacalhau fez uma intertemporada em Mangaratiba, na região da Costa Verde fluminense, havia jogado poucos jogos com a camisa vascaína. Com isto, aos poucos foi se afastando do risco de rebaixamento, até terminar a competição na 11ª colocação, com 49 pontos.

Paulo Cesar Gusmão seria demitido após o péssimo início de Campeonato Carioca em 2011, quando o clube perdeu de maneira consecutiva, nas três primeiras rodadas da Taça Guanabara, para Resende (1 a 0, em São Januário), Nova Iguaçu (3 a 2, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda) e Boavista (3 a 1, no Engenhão). Gaúcho assumiu interinamente até a chegada de Ricardo Gomes, que, numa reviravolta sensacional do Gigante da Colina no ano, comandaria o clube no título da Copa do Brasil. Após o fatídico episódio do Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu no dia 28 de agosto, Cristóvão Borges, que era auxiliar e braço direito de Gomes, assumiu para levar um motivado elenco ao vice-campeonato no Campeonato Brasileiro.

Confira a nota oficial divulgada no site oficial do Vasco da Gama no dia 13 de junho de 2013:

\"Rio de Janeiro, 13 de junho de 2010

A Diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama vem a público informar que o sr. Paulo César Gusmão é o novo treinador da equipe profissional de futebol.

O treinador P.C. Gusmão cumprirá contrato com o clube, passando a dirigir a equipe já na intertemporada, a ser iniciada em Mangaratiba, em 14/06.

As negociações, com o treinador P.C. Gusmão, foram precedidas por entendimentos mantidos entre o presidente Roberto Dinamite e o presidente do Ceará Sporting Club, sr. Evandro Leitão.

José H. Mandarino
Vice-Presidente de Futebol do Club de Regatas Vasco da Gama
\"

Fonte: -