Há cinco anos o Vasco conquistava seu quarto título brasileiro
Há cinco anos, o Vasco conquistou o seu quarto título brasileiro ao derrotar o surpreendente São Caetano por 3 a 1, no Maracanã. A decisão, disputada no dia 18 de janeiro de 2001, era válida pela João Havelange, de 2000. Foi a primeira vez que Romário se sagrou campeão do Brasil. Foi, também, o último título da vitoriosa carreira do Baixinho.
O primeiro adversário na fase final foi o Bahia, eliminado após empate (3 a 3) na Fonte Nova e derrota (3 a 2) em São Januário.
Nas quartas-de-final, o Vasco enfrentou o Paraná. No jogo de ida, no Rio, vitória dos donos da casa: 3 a 1. E apesar da derrota (1 a 0) em Curitiba, o time cruzmaltino avançou para as semifinais.
Pela frente, o Cruzeiro de Felipão. O Vasco vencia a primeira partida, em São Januário, por 2 a 0, mas cedeu o empate no fim.
No dia seguinte, Oswaldo caiu e Joel Santana foi contratado às pressas. No jogo da volta, a equipe carioca fez 3 a 1 no Mineirão.
No primeiro jogo da decisão, empate por 1 a 1. A partida de volta, em São Januário foi interrompida aos 23 minutos devido à queda de parte do alambrado. A final foi remarcada e o Vasco venceu por 3 a 1 e levantou a taça.