Clube

Há 75 anos, o Vasco instituía o profissionalismo no Futebol

Há exatos 75 anos, nascia oficialmente o que o Vasco já preconizava uma década antes: o profissionalismo no futebol.

Como todos os vascaínos sabem de cor, uma das inúmeras tentativas dos adversários de impedir a trajetória gloriosa do Club de Regatas Vasco da Gama foi de alegar que os jogadores do Vasco não tinham emprego fixo, os comerciantes portugueses da época resolveram o problema, dando "empregos" para os atletas vascaínos em seus estabelecimentos.

Tal fato levou os quatro grandes do Rio à epoca, Fluminense, América, Bangu e Vasco, a criarem oficialmente, em 23 de janeiro de 1933 (uma década, portanto, depois do surgimento do furaão vascaíno que arrasou os adversários), o profissionalismo no futebol.

Com a medida, o Vasco eliminava, com inteligência e sem alarde, mais uma perseguição por parte de seus \"co-irmãos\".

A adoção do regime remunerado contrariou interesses, e o futebol carioca viu-se dividido em duas federações. O Flamengo acabou aderindo à dos pioneiros, chamada Liga Carioca de Football. O Botafogo liderou a liga amadora, a AMEA, que permaneceu sendo a representante do Rio junto à Confederação Brasileira de Desportos (hoje CBF). Assim, entre 1933 e 1936, foram disputados sempre dois campeonatos distintos na cidade.

Fonte: SUPERVASCO.COM