Clube

Há 57 anos o Vasco erguia a Capela de Nossa Senhora das Vitórias

Caros vascaínos e vascaínas, saudações.

A essência do Vasco da Gama, pelo nome que carrega, e a tradição portuguesa que ostenta é puramente católica.

Todos nós, vascaínos, sabemos que a Cruz de Malta que o clube inverga em seu uniforme, é um símbolo instituído pela igreja católica e representa o sacrifício de Jesus Cristo por todos nós.

Sabemos, também, que a Cruz de Cristo, que era o símbolo maior das grandes navegações portuguesas está enraizada na cultura vascaína desde o dia de sua fundação.

Descrevi esses fatos para lembrar a todos os cruzmaltinos de norte a sul desse país que hoje, dia 15 de agosto de 2012, fazem 57 anos que o Vasco da Gama inaugurava a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, e um clube tradicionalmente católico encravava em suas dependências um marco católico: O único clube brasileiro que tem uma capela oficial da igreja católica em estádio de futebol.

Diferente de outros clubes que contam com um local de oração para atletas e funcionários, no Vasco a Capela de Nossa Senhora das Vitórias tem celebração de missas, batizados, e até casamentos.

Mas essa tradição católica do clube vem desde sua fundação e ganhou força em 1923 quando o clube disputou pela 1ª vem o Campeonato Carioca da Série A. O presidente vascaíno Antonio da Silva Campos distribuía aos jogadores medalhas milagrosas de Nossa Senhora das Vitórias e os jogadores entravam em campo com as medalhas.

O resultado todo bom vascaíno conhece, o Vasco venceu o Campeonato Carioca de 1923 no ano de sua estréia da elite do futebol carioca e é o único clube brasileiro a realizar a façanha de vencer nessas condições.

A Capela de Nossa Senhora das Vitórias, erguida em 1955, é intocável para os vascaínos, que mesmo quando o clube realiza ou contrata projetos de reformas no Complexo Esportivo de São Januário a primeira recomendação é a de preservar a capela.

Saiba mais sobre a Capela de Nossa Senhora das Vitórias e as sedes vascaínas no Livro Oficial Paixão da Gama, o mais completo livro da história do Vasco da Gama. Ídolos inesquecíveis, jogos fantásticos, viradas espetaculares, sedes, presidentes, treinadores, torcidas e muito mais. Para mais detalhes acesse www.paixaodagama.blogspot.com ou entre em contato com o autor pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br


EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!


Agradecemos ao nosso colaborador Jorge Luiz Alves Bezerra, do site Paixão da Gama pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Blog Paixão da Gama