Futebol

Há 40 anos, Vasco vencia o Flamengo e conquistava o Campeonato Carioca

28/09/1977: Conquista do Campeonato Carioca contra o Flamengo, nos pênaltis

Há 40 anos, o CR Vasco da Gama conquistou sobre o Flamengo o seu primeiro Campeonato Carioca na “Era do Estadual”. Na campanha vitoriosa, o Gigante da Colina obteve o maior saldo de gols de um Campeão Estadual na história da competição. Foram 69 gols a favor e apenas 5 contra, totalizando um saldo positivo de 64 gols, que foram contabilizados ao longo de 25 vitórias, 3 empates e uma única derrota.
No Primeiro Turno, o Vasco havia se sagrado bicampeão da Taça Guanabara (1976-1977). Ao final do Segundo Turno, batizado por Taça Manoel do Nascimento Vargas Netto, Vasco e Flamengo estavam empatados em número de pontos, o que provocou uma Partida Extra para decidir quem venceria o turno. Para o Gigante da Colina, a vitória dava, além da conquista do Segundo Turno, o título do Campeonato, sem a necessidade de jogos finais.
No tempo normal, empate em 0 a 0. O placar persistiu após trinta minutos de prorrogação, levando a decisão para os pênaltis. Na disputa de penalidades, o Vasco venceu por 5 a 4, conquistou de forma invicta o Segundo Turno e se sagrou Campeão Carioca de 1977!

Ficha Técnica
CR Vasco da Gama 0x0 CR do Flamengo (5x4 nos pênaltis)
Data: 28 de setembro de 1977 (Quarta-feira)
Local: Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro/RJ
Público Pagante: 152.059 / Renda: Cr$6.172.851,00

VASCO – Mazzaropi, Orlando, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Zanata (Helinho) e Dirceu; Wilsinho (Zandonaide), Roberto e Paulinho.
Técnico: Orlando Fantoni

Flamengo – Cantareli, Ramirez (Tita), Rondineli, Dequinha e Júnior; Merica (Vanderlei), Adílio e Osni; Toninho, Cláudio Adão e Zico.

Pênaltis:
VASCO – Paulinho, Orlando, Dirceu, Zandonaide e Roberto
Flamengo – Júnior, Cláudio Adão, Osni e Zico. O chute de Tita parou nas mãos do grande goleiro Mazzaropi.

Árbitro: Giese do Couto
Auxiliares: José Maria Brandão e Elson Pessoa
Ocorrências: Cartão amarelo para Toninho (Flamengo)

Fonte: Facebook oficial do Vasco