Há 16 anos, Vasco alcançava o tricampeonato brasileiro
1997 foi um ano especial para o Vasco da Gama. Campeão brasileiro pela terceira vez, a imensa torcida bem feliz pôde acompanhar uma temporada brilhante de Edmundo e a ascensão de um super time que, no ano seguinte, com praticamente a mesma base, conquistaria a América. No dia 21 de dezembro de 1997, após empate de 0 a 0 com o Palmeiras, no Maracanã, o Gigante da Colina se sagrava tricampeão nacional.
O campeonato daquele ano teve algumas particularidades, pela primeira vez as duas partidas da final da competição terminaram em 0 a 0, e como o Vasco tinha a vantagem por ter feito a melhor campanha, ficou com o título. Outro fato inédito foi o número de gols marcado por um só jogador na mesma edição de campeonato brasileiro. Os 29 tentos de Edmundo significaram a quebra de recorde da história do torneio, só superada após a implementação do sistema de pontos corridos, em que são disputados muito mais jogos. Ele também consolidou o maior número de gols em uma só partida, seis, na goleada contra o União São João de Araras. O nível do futebol do Animal em 1997 foi tão alto que, para muitos, ele merecia ser eleito o melhor jogador do mundo daquela temporada.
A primeira fase do Brasileiro teve 26 times, com todos jogando contra todos em turno único. Ao final, os oito melhores se classificavam, e o Vasco, com um ataque avassalador, terminou em primeiro, com 54 pontos. As equipes que avançaram foram divididas em dois grupos de quatro, e o melhor de cada um iria para a final. No grupo A, o elenco vascaíno, que, além de Edmundo, contava com Evair, Ramon, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Felipe, Carlos Germano, Luisinho, Mauro Galvão, entre outros, passou com sobras. Na partida que praticamente definiria quem se classificaria para a decisão, o Gigante da Colina aplicou uma sonora goleada de 4 a 1 em cima do Flamengo, com três gols do Animal.
A decisão contra o Palmeiras foi tensa, marcada por muitas jogadas ríspidas, e, apesar do Vasco ter sido superior, o gol não saiu em nenhuma das duas partidas. Do outro lado também havia uma bela equipe, comandada por Felipão. Após o 0x0 no Morumbi, o time vascaíno atuou em um Maracanã lotado com mais de 99 mil pessoas, precisando apenas de outro empate para erguer a taça. Depois de outra partida equilibrada e mais uma boa atuação de Edmundo, a estrela de Carlos Germano brilhou e o 0 x 0 no final foi o suficiente para que o Vasco da Gama conquistasse o tricampeonato do brasileiro. Nada mais justo para o time que teve o melhor ataque do torneio (69 gols), a maior pontuação (70 pontos), o maior número de vitórias (21) e o melhor jogador e artilheiro da competição.
Mais lidas
- 0 O jeito que o Cuiabá aceita negociar Isidro Pitta, especulado no Vasco TOP
- 4 Reviravolta? Agora em nova função, Souza pode ganhar mais oportunidades TOP
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco TOP
- 3 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 Ramón Díaz teria pedido a contratação de Vegetti TOP
- 0 Pedrosa: Pedro Caixinha agrada e pode comandar o Vasco em 2025 TOP
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira TOP
- 0 Com nomes no radar, Vasco mapeia o mercado e posições já estão definidas TOP
- 0 Cincinnati informa que irá exercer a compra de Orellano; Vasco aguarda TOP
- 0 Bruno Lopes treina seguidamente com os profissionais e pode ser novidade TOP