Futebol

Há 15 anos, Philippe Coutinho marcava seus primeiros gols pelo Vasco

Era noite do dia 24 de janeiro de 2010 quando Philippe Coutinho, ainda um menino franzino de cabelos cacheados, encontrava as redes duas vezes em um clássico histórico contra o Botafogo e fazia seus primeiros gols como jogador profissional.

Naquela época, Coutinho era a principal esperança da base do Vasco e dava seus primeiros passos com a Cruz de Malta. O meia ainda não imaginava a carreira de sucesso que o esperava, mas deu um pequeno recado sobre seu futuro promissor para 25.052 presentes no estádio Nilton Santos naquela noite. Então com 17 anos, o jovem mostrou toda a personalidade e a calma para vencer o experiente goleiro Jefferson duas vezes cara a cara e balançar as redes.

Foram os dois últimos gols do Vasco na goleada histórica por 6 a 0 sobre o Botafogo, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Guanabara de 2010. Uma noite inesquecível para a memória do torcedor vascaíno, que marcou a segunda maior goleada da história do confronto. A primeira também foi do Vasco: 7 a 0, pelo Carioca de 2001.

Show de Dodô

O "artilheiro dos gols bonitos", como Dodô é conhecido, estava em noite inspirada e foi o principal regente da goleada. Em apenas 34 minutos, o atacante já havia marcado três vezes para o Vasco contra o seu ex-clube e finalmente desencantava com seus primeiros gols com a Cruz de Malta.

Além de Coutinho, outro nome do atual elenco também estava em campo naquela partida: o volante Souza. O jogador, inclusive, teve papel importante para permitir o domínio completo do Vasco no jogo. Ainda aos 14 minutos da primeira etapa, o volante sofreu entrada dura do meia Eduardo, que acabou expulso direto pelo árbitro Felipe Gomes.

No segundo tempo, o Vasco chegou ao quarto gol com Léo Gago em cobrança de falta forte de fora da área no meio do gol, que contou com falha de Jefferson, aos 12 minutos. Apenas dois minutos depois, Coutinho fez o quinto, após belo passe de Dodô.

Com um a mais em campo e a goleada já construída, o Vasco diminuiu o ritmo e ainda perdeu algumas chances. Mesmo assim, chegou ao sexto gol. Rafael Coelho deu bom passe na área para Phillipe Coutinho, que tocou com categoria na saída de Jefferson: 6 a 0, aos 34 minutos do segundo tempo.

Estreia de Loco Abreu e "camisa proibida" no Botafogo

O jogo também marcou a estreia amarga de Loco Abreu pelo Botafogo. O uruguaio, que se tornaria ídolo do clube alvinegro, fez sua primeira partida pelo time naquela ocasião, mas atuou apenas no primeiro tempo. O treinador Estevam Soares, ouvindo gritos de "burro" por parte da torcida alvinegra, retirou o centroavante no intervalo e colocou Somália em campo para a segunda etapa.

Mas não foi a única estreia naquela noite. O Botafogo também utilizou pela primeira - e única vez - o seu terceiro uniforme daquela temporada, com as cores preto e cinza. Com o resultado histórico negativo, a camisa nunca mais foi utilizada pelo clube em jogos oficiais.

Foto: Marcelo Sadio / CRVGGol de Philippe Coutinho em Vasco x Botafogo de 2010
Gol de Philippe Coutinho em Vasco x Botafogo de 2010

Fonte: ge