Há 100 anos, Arlindo garantia vitória em 1° clássico contra o Fluminense
Depois das estreias contra Botafogo e Flamengo, o Vasco enfrentou pela primeira vez o Fluminense, no dia 20 de maio de 1923, e fez do rival mais uma vítima na trajetória rumo ao primeiro título da sua história. Observado por mais de 10 mil torcedores, Arlindo abriu o caminho para a artilharia da competição, no Estádio das Laranjeiras, há exatos 100 anos.
O algoz
Autor do gol da vitória por 1 a 0, Arlindo ainda não havia feito gols pelo Vasco na competição. Mas desandou a marcar depois do clássico contra o Fluminense e terminou o Carioca como artilheiro, ao lado de Ceci, com oito gols.
Natural do Rio de Janeiro, Arlindo Corrêa Pacheco tinha 25 anos à época e era funcionário de uma companhia de seguros no centro do Rio de Janeiro.
Ele não ficou muito tempo no Vasco, afinal esta era uma de suas características, tanto que era chamado de “borboleta”, apelidado dado aos jogadores que trocavam muito de clube.
Ele estava no Botafogo antes de chegar ao Vasco e também tinha passagens por Villa Izabel e América. Logo após o Carioca, Arlindo saiu e não participou da famosa Resposta Histórica de 1924, após a AMEA solicitar ao clube a exclusão de alguns jogadores. Russinho, contratado para o lugar do artilheiro, foi um dos atletas caçados pela associação.
Flu já havia sido vítima dos Camisas Negras
Apesar do primeiro jogo oficial entre os rivais ter ocorrido em 20 de maio, as equipes haviam se enfrentado em um amistoso dois meses antes. Novamente com vitória do Vasco.
O Vasco diminuiu antes do intervalo, com Negrito, e virou no segundo tempo, com gols de Totterolli e Negrito mais uma vez, decretando a vitória por 3 a 2.
Outra vitória na volta
O ano de 1923 não teve espaço para o Fluminense. Depois de vencer o amistoso e o primeiro clássico oficial, o Vasco também derrotou o rival tricolor no jogo do segundo turno do Campeonato Carioca. Em 29 de julho, Pires e Negrito garantiram a vitória vascaína por 2 a 1.
Os Camisas Negras sofreram apenas uma derrota na campanha do título: 3 a 2 para o Flamengo, pelo jogo de volta. Ao todo, o Vasco somou 11 vitórias, dois empates e uma derrota.
Fonte: geMais lidas
- 4 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 0 Atlético de San Luis quer renovar com Rodrigo Dourado, citado no Vasco
- 4 Vasco escalado para enfrentar o Corinthians
- 2 Vasco não vence o Corinthians em SP há 17 anos
- 0 Base: Vasco enfrenta Fluminense hoje (24) na semifinal da Taça Rio