Futebol

Há 10 anos, Vasco e Fla duelavam pela 1ª vez nos pontos corridos

No dia 15 de junho de 2003, ou seja, há exatos dez anos, Vasco da Gama e Flamengo duelavam pela primeira vez na era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro. E o Rubro-Negro, que não vencia o Cruzmaltino há dois anos - seis partidas - venceu o primeiro Clássico dos Milhões na nova fórmula de disputa, em partida disputada no Maracanã, com começo às 18h de um domingo. O árbitro foi Jorge Rabello, que atualmente é presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (COAF-RJ). Cadu abriu o placar para o Bacalhau, que depois tomou a virada. O público pagante foi pequeno, o que reflete o apelo da partida: 13.920. O jogo recebia festividades pelo aniversário de 53 anos do estádio.

De lá para cá, desde 2003, flamenguistas e vascaínos duelaram em turno e returno na maior competição do calendário futebolístico brasileiro por 18 oportunidades - apenas em 2009 não houve confrontos, em virtude da presença cruzmaltina na Série B. No todo, o Vasco leva desvantagem: são cinco vitórias, seis empates e sete derrotas. O Gigante da Colina não vence na competição desde 2006, quando, em 26 de outubro, triunfou por 3 a 1 no Maracanã.

A equipe flamenguista vinha abalada após o vice-campeonato da Copa do Brasil para o Cruzeiro (empate por 1 a 1 no Maracanã e derrota por 3 a 1 no Mineirão) - por isto, maioria vascaína nas arquibancadas. Já o Vasco, mesmo tendo conquistado o Campeonato Carioca no ano - aliás, passou-se dez anos e o clube de São Januário não tornou a ganhar a competição -, tinha um mau começo na competição, que à época envolvia 24 clubes e, portanto, tinha 46 rodadas. Após a derrota para o arquirrival, o Vasco tinha 15 pontos somados em treze rodadas disputadas (três vitórias, seis empates e quatro derrotas), ficando na 19ª colocação. O curioso é que no clássico do returno o Vasco também foi derrotado. E pelo mesmo placar, no dia 12 de outubro. O Vasco terminou o campeonato na 17ª posição, com uma campanha bastante aquém de suas tradições.

A partida também marcou a despedida de Marques do clube de São Januário. Ele, que compunha, ao lado de Petkovic, Marcelinho e Valdir o \"quarteto mágico\" que levou os vascaínos ao título estadual, estava de saída para o Nagoia Grampus (JAP). Em entrevista após a partida reproduzida pelo \"Jornal do Brasil\", o atleta comentou sua saída:

- Deixo o time com a cabeça erguida e tranquilo. Tenho consciência que poderia ter sido melhor, mas acho que não fiquei devendo.

Confira a matéria do site Lancenet de cobertura da partida, retirada do arquivo de notícias do site \"NetVasco\":

\"Com um gol do lateral-esquerdo Cássio aos 43 minutos do segundo tempo, o Flamengo derrotou o Vasco de virada por 2 a 1 neste domingo à noite, no Maracanã.

Foi a primeira vitória do time rubro-negro sobre este rival desde maio de 2001. Além disso a equipe da Gávea, que atuou sem seis titulares, não vencia no Campeonato Brasileiro desde o dia três de maio.

Cadu abriu o placar para os vascaínos, que seguem com 16 pontos na parte de baixo da tabela. Zé Carlos empatou em seguida para o Fla, que subiu para 18 pontos e assumiu a condição de melhor carioca na competição.

O início do clássico foi animador. Com um minuto, o Flamengo criou sua primeira chance. Fabiano Eller arrancou pelo meio e arriscou de fora da área. A bola saiu à esquerda de Márcio. Aos 3, o Vasco deu o troco. Marques recebeu na esquerda e tocou para Marcelinho, que se atrapalhou na hora de concluir.

Aos 9 minutos, o time cruzmaltino fez jogada parecida e abriu o placar. Marques foi lançado outra vez na esquerda e cruzou para o meio da área. André Bahia não conseguiu cortar e a bola sobrou para Cadu, livre, completar para o gol diante de Diego.

Dois minutos depois, a equipe rubro-negra chegou ao empate. Luciano Baiano escapou pelo flanco direito e rolou para trás. Zé Carlos dominou, girou e bateu sem tanta força, mas a bola resvalou em Wellington Monteiro e tirou Márcio do lance.

O jogo ficou morno por um tempo, mas seguiu equilibrado. O Vasco voltou a levar perigo aos 23 minutos. Russo cobrou escanteio, Wescley subiu e cabeceou com força, mas Luciano Baiano salvou em cima da linha.

Aos 29 e aos 34, o Flamengo assustou com Zé Carlos. Primeiro, ele desviou de cabeça levantamento da direita e obrigou Márcio a trabalhar. Depois, chutou por cima após furada de Wescley.

A última oportunidade da etapa inicial foi do Vasco. Aos 35 minutos, Wellington Monteiro bateu lateral para Rodrigo Souto, que avançou pela esquerda e mandou para a área, mas ninguém conseguir pôr o pé na bola.

No segundo tempo, o Vasco teve uma oportunidade logo aos três minutos. Marques cruzou da esquerda e Cássio, na tentativa de cortar, quase marcou contra de cabeça. Diego precisou se esticar todo para evitar o gol e espalmar pela linha de fundo.

O Flamengo levantou a torcida aos 16. Depois de troca de passe entre Fabinho e Zé Carlos, a bola caiu nos pés de Igor, que arrematou por cima do gol de Márcio.

Nos lances seguintes, os dois goleiros apareceram muito bem. Aos 21 minutos, Marcelinho quase pôs o Vasco em vantagem em cobrança de falta. Diego espalmou. No minuto seguinte, Jean recebeu lançamento e ficou cara a cara com Márcio, que salvou o chute do atacante com o peito. Aos 23, o goleiro vascaíno defendeu balaço de Igor de fora da área.

Os dois times continuaram perdendo gols. Aos 32 minutos, Jônatas bateu de fora da área e acertou a trave direita de Márcio. Na seqüencia da jogada, Marques recebeu em profundidade e chutou cruzado, para fora.

Aos 38, o Flamengo ameaçou outra vez. Igor passou por Da Silva, penetrou na área e tocou à direita de Márcio. O gol da virada rubro-negra saiu aos 43 minutos. Cássio arriscou de longe, a bola tocou em Wescley e matou Márcio.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 1 X 2 FLAMENGO

Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro - RJ)
Data-hora: 15/06 - 18h

Renda e Público: R$ 171.336,00 e 13.920 pagantes

Árbitro: Jorge Fernando Rabello (RJ)
Auxiliares: Eurivaldo Faria Lima (RJ) e Ednei Guerreiro Mascarenhas (RJ)

Cartões Amarelos: Rodrigo Souto, Da Silva, Russo e Ely Thadeu (Vas); Cássio (Fla)

Gols: Cadu, aos 9\"(1x0); Zé Carlos, aos 11\"(1x1); Cássio, aos 88\"(1x2)

VASCO: Márcio, Russo (Claudemir 88\"), Wescley, Wellington Paulo e Wellington Monteiro; Da Silva, Rodrigo Souto (Moraes 72\"), Cadu e Marcelinho; Marques e Souza (Ely Thadeu 62\"). Técnico: Antônio Lopes

FLAMENGO: Diego, Luciano Baiano, Fernando, André Bahia e Cássio; Fabinho, Jônatas, Fabiano Eller e Igor (Ibson 90\"); Zé Carlos e Jean (Vinícius 88\"). Técnico: Nelsinho Baptista
\"

Confira a crônica do \"Jornal do Brasil\" sobre a partida (abrangendo relato do jogo, foto e análise das atuações), publicada na edição do dia 16 de junho e disponibilizada em domínio público no acervo online da Biblioteca Nacional:

\"Jornal


Confira vídeo da partida (reportagem do Globo Esporte):

Fonte: -