Há 10 anos, Vascão vencia Manchester com gol antológico de Edmundo
Há exatos 10 anos, o Gigante da Colina vencia o Manchester United pelo Mundial de Clubes da FIFA por 3 x 1.
Neste jogo, Romário marcou duas vezes, mas o nome do dia foi Edmundo, que marcou um gol que vai levar o zagueiro Silvestre, dos Reds, a se perguntar até o dia da sua morte por onde a bola passou.
Vídeo com gols do jogo:
Ficha da partida:
JOGO: Vasco 3 x 1 Machester United-ING
DATA: Sábado, 8 de Janeiro de 2000 - 18:15h
COMPETIÇÃO: Mundial de Clubes
FASE: Primeira Fase - 2ª Rodada
LOCAL: Maracanã (RJ)
PÚBLICO: 73.000 pagantes (rodada dupla)
RENDA: Não Divulgado.
ÁRBITRO: Saad Kameel Mane (QAT)
ESCALAÇÃO: Hélton, Jorginho (Paulo Miranda), Junior Baiano, Mauro Galvão, Gilberto, Amaral, Felipe, Juninho Pernambucano (Alex Oliveira), Ramón (Nasa), Edmundo, Romário
FORMAÇÃO: Principal
GOLS VASCO: Romário (24\" 1ºT), Romário (26\" 1ºT), Edmundo (43\" 1ºT)
TÉCNICO VASCO: Antônio Lopes
ESCALAÇÃO MACHESTER UNITED-ING: Bosnich, Gary Neville, Stam (Jordi Cruyff), Silvestre e Irwin; Keane, Butt, Philip Neville e Giggs (Fortune); Solskjaer (Sheringham) e Yorke.
GOLS MACHESTER UNITED-ING: Butt (36 2ºT)
TÉCNICO MACHESTER UNITED-ING: Alex Ferguson.
O vídeo abaixo é um Clip produzido pela torcida do Manchester United com uma música na qual os ingleses agridem todos os grandes clubes do mundo, sem exceção. A lista de rivais do Manchester passa por Milan, Barcelona, Real Madrid, Vasco, entre outros, inclusive seus rivais nacionais.
A paródia produzida pelos súditos da rainha demonstra um sentimento de o ódio aos grandes clubes do mundo, numa lista exaustiva, que conta com o Vasco, em particular, pela eliminação sofrida pelo Manchester United, em 2000, no primeiro Campeonato Mundial de Clubes organizado pela Fifa.
A referência demonstra também a importância dada ao Mundial de Clubes, torneio oficial organizado pela Fifa, diferentemente de alguns torneios do passado organizados por empresas ou por uma de suas filiadas, como as Copas Kirim, Marlboro, Sharp e Toyota, esta última conhecida também como European-South American Cup, segundo a UEFA.
Acompanhe a seguir o vídeo produzido pelos ingleses com referência ao Vasco aos 3 minutos e 2 segundos de Clip.